limpar filtros
Questões por página:
Uma empresa fabrica chips de computador em duas fábricas (A e B). Um chip é escolhido ao acaso de um lote de produção. Nota-se que o chip é defeituoso. O histórico de produção mostra que as taxas de defeito nas fábricas A e B são de 3% e 4%, respectivamente. Sabendo-se que a fábrica A é responsável por 30% da produção, assinale a opção que fornece a probabilidade de que o chip escolhido tenha sido fabricado em A.
Avalie as seguintes proposições. I) Num mercado competitivo, um imposto sobre quantidades cobrado dos consumidores causa mais perda de bem-estar do que o mesmo imposto cobrado aos produtores, uma vez que os consumidores são uma parte mais vulnerável na relação de consumo. II) Como os bens públicos não são de uso exclusivo de cada consumidor, a presença de oportunistas (ou caronas) geralmente faz com que mercados competitivos deixem de prover quantidades eficientes desse bem. III) Na presença de externalidades positivas na produção, o mercado competitivo oferece uma quantidade menor do que a socialmente ótima do bem em questão. Isso ocorre porque o valor do benefício marginal social é menor do que o privado. Podemos afirmar que:

Três indivíduos (1,2 e 3) participam de um comitê para escolher entre três candidatos (A, B e C). As preferências dos indivíduos e pelos candidatos são dadas por:

1: C ≻ B ≻ A

2: A ≻ C ≻ B

3: B ≻ A ≻ C

O processo decisório do comitê recomenda considerar as alternativas duas a duas, escolhendo o candidato vencedor por maioria simples. Dessa maneira, pode-se afirmar CORRETAMENTE que a relação de preferências do grupo:

Analise as seguintes proposições sobre a teoria do bem-estar e alocações Pareto eficientes. I) A Fronteira de Possibilidades de Utilidade apresenta, no espaço “consumo do agente A x consumo do agente B”, todas as informações contidas na curva de contrato. II) Se os ingressos para uma competição são disponibilizados de graça para alunos da rede pública, mas estes alunos estão impedidos de revendê-los, então a alocação de recursos gerada é eficiente no sentido de Pareto. III) Em uma economia competitiva com apenas dois bens, se o preço do bem A é $6 e do bem B é $2, então, se abrirmos mão de 1 unidade de A, podemos produzir duas unidades a mais de B. Podemos afirmar que:
As preferências de um consumidor que adquire apenas dois bens são representadas por: U (x1, x2) = x1 0,3 x2 0,6. Com base nessa informação, analise as seguintes proposições: I) As preferências do consumidor são do tipo quase-lineares. II) O gasto do consumidor com o bem 1 é metade do gasto no bem 2. III) As curvas de indiferença do consumidor são deslocamentos paralelos no plano x1 × x2. Pode-se afirmar que: