Questões da prova:
IFB - 2016 - IFB - Professor - Comunicação Social
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Para uma gravação num ambiente com pouca luz, com o diafragma já todo aberto, optamos por aumentar a sensibilidade do sensor. O que ocorrerá com a minha imagem?
Podemos definir profundidade de campo como “as distâncias, relativamente à câmera, entre as quais os objetos estão em foco”. Quais fatores interferem na profundidade de campo?
Em câmeras com lentes zoom, o operador, para obter o foco, deve “fechar” até a distância focal máxima, focar no objeto, e só então reenquadrar o plano. Por que devemos fazer isso?
Defina se as afirmações abaixo são FALSAS (F) ou VERDADEIRAS (V).
( ) Há somente três tipos de luz: dura, difusa e suave.
( ) As três cores primárias aditivas são o vermelho, o azul e o amarelo.
( ) O cinza é a mistura das três cores primárias aditivas em quantidades iguais.
( ) Se o diafragma da minha lente está com sua abertura máxima, a minha imagem tenderá a pouca profundidade de campo.
( ) As lentes grande-angulares proporcionam muita profundidade de campo.
( ) As TVs no Brasil funcionam numa frequência de 24 quadros por segundo.
( ) A temperatura de cor da luz de tungstênio é de 3200K.
Você vai gravar, em vídeo, uma entrevista em estúdio em Primeiro Plano e o diretor pede que monte um esquema básico de iluminação de quatro pontos. Há, dependendo de onde se consulte, várias denominações para essas luzes. Assim, preenchimento pode ser lido como fill light, enchimento, compensação; difusa, como haze light; suave, como soft light; principal pode ser key light ou ataque; dura, como hard ou direta; contraluz pode ser back light; e luz de fundo pode ser background light, effect light, scenic light. Esse padrão (esquema básico de iluminação de quatro pontos ) é composto pelas luzes: