50 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 10
Questões por página:
Lopes (2007) relata que, para a consolidação dos Estudos Surdos no Brasil, muitos foram e ainda são os pesquisadores surdos e ouvintes que se agregaram e se agregam em busca de produção acadêmica, formação profissional, inserção na escola de surdos e na comunidade surda. Entre os grupos de estudos sobre surdos e surdez brasileiros abaixo relacionados, marque com V (VERDADEIRO) aqueles que são listados pela autora e F (FALSO), os que não constam em sua obra:
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), formado na Universidade Federal de Mato Grosso.
( ) Grupo de Estudos sobre Linguagem e Surdez (GELES), na Universidade federal do Rio de Janeiro.
( ) Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação de Surdos (NUPPES), na Universidade federal do Rio Grande do Sul.
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal da Bahia.
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal de Santa Catarina.
( ) Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES), formado por pesquisadores de cinco universidades localizadas no Estado do rio Grande do Sul.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Na obra A Surdez: um olhar sobre as diferenças, organizada por Carlos Skliar (1998) menciona a discussão sobre o consenso das potencialidades educacionais dos surdos: I - a potencialidade da aquisição e do desenvolvimento da língua de sinais como primeira língua; II - a potencialidade de identificação das crianças com seus pares e com os adultos surdos; III - a potencialidade do desenvolvimento de estruturas, formas e funções cognitivas visuais; IV - a potencialidade de uma vida comunitária e de desenvolvimento de processos culturais específicos; e, por último, V - a potencialidade de participação dos surdos no debate linguístico, educacional, escolar e de cidadania. Relacione as afirmativas a seguir com cada uma das potencialidades mencionadas acima:
( ) A reconstrução histórica dos surdos sobre a sua educação e sua escolarização é, sem margem para dúvidas, um ponto de partida para a reconstrução política significativa e para que participem, com consciência, das lutas dos movimentos sociais surdos pelo direito à língua de sinais, pelo direito a uma educação que abandone os seus mecanismos perversos da exclusão e por um exercício pleno da cidadania.
( ) A surdez é uma experiência visual, significa que todos os mecanismos de processamento da informação, e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se constroem como experiência visual.
( ) As crianças surdas têm o direito de se desenvolverem numa comunidade de pares, e de construírem estratégias de identificação no marco de um processo sócio-histórico não fragmentado, nem cercado.
( ) As crianças surdas têm o direito à sua entrada na comunidade surda e nos processos culturais, como processos e produtos que determinam grupos de surdos que geram artefatos culturais em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual, à literatura em língua de sinais em geral, à tecnologia, etc., sem nenhum condicionamento.
( ) Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações quotidianas com a comunidade surda, como acontece com qualquer outra criança na aquisição de uma língua natural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação:
O autor Skliar (1998) menciona a discussão sobre o fracasso educacional dos surdos e aponta os exemplos: falta de compreensão e de produção dos significados da língua oral, o analfabetismo massivo, a mínima proporção de surdos que têm acesso a estudos de ensino superior, a falta de qualificação profissional para o trabalho etc. Esses exemplos foram e são motivos para três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Leia as afirmativas abaixo e marque-as com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
( ) O sucesso da educação dos surdos está na localização do avanço dos métodos de ensino oralista – o que reforça a necessidade de purificá-los, de sistematizá-los ainda mais, de tornálos mais rigorosos e impiedosos com relação aos surdos.
( ) Uma causa do insucesso escolar dos surdos está na atribuição do fracasso a esses sujeitos, reforçando-se uma visão da surdez a partir dos dons biológicos naturais dos surdos.
( ) Outra causa do insucesso dos alunos surdos está na culpabilização dos professores ouvintes por esse fracasso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação:
Na obra “A Surdez: um olhar sobre as diferenças”, organizada por Carlos Skliar, reflete-se um momento particular, porém fragmentado, de um processo mais amplo no trabalho e na pesquisa educacional. Embora ainda seja impossível falar de um ponto de partida na tentativa de criar novos olhares sobre o tema, o processo de construção de novas perspectivas sobre a surdez no espaço acadêmico iniciou-se, formalmente, em meados de 1996. Em acordo com essa visão, a obra de Skliar (1997) representa uma iniciativa impactante sobre o tema da surdez. Sobre o livro de Skliar, leia as afirmativas abaixo e marque-as com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
( ) O livro apresenta uma coletânea de artigos de um grupo de alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais para Surdos, NUPPES.
( ) O livro representa a proposta de constituir-se como subproduto ou uma subárea da educação especial e de manter-se dentro de uma prática e de um discurso hegemônico da deficiência.
( ) O livro representa a motivação da criação de um novo espaço acadêmico e de uma nova territorialidade educacional à qual denominamos Estudos Surdos em Educação Especial.
( ) A obra se constitui em um programa de pesquisa em educação, onde as identidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas são focalizadas e entendidas a partir da diferença, a partir do seu reconhecimento político.
( ) A obra é produzida a partir de olhares dos autores, que possibilitam pensar a surdez dentro de uma perspectiva geral da educação, devendo ser concebida pela perspectiva da deficiência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: