Questões da prova:
IBFC - 2022 - IBFC - Professor - Educação Física
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Questões por página:
As práticas corporais de aventura constituemse em atrativos elementos aos alunos da Educação Básica sobretudo ao público adolescente, tendo em vista a plasticidade de seus movimentos e o prazer pelo risco que alguns deles acabam por proporcionar. Tendo em vista o desenvolvimento de práticas deste eixo de conteúdo junto as aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico, cria para o praticante a geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo entre outras. II. As práticas de aventura urbanas exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado) durante a práticas como parkour, skate, patins, bike entre outras. III. Devem ser restritas ou mesmo proibidas expressões e formas de experimentação corporal centradas no risco tendo em vista a inadequação do espaço escolar para elas.
Estão corretas as afirmativas:
I. As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico, cria para o praticante a geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo entre outras. II. As práticas de aventura urbanas exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado) durante a práticas como parkour, skate, patins, bike entre outras. III. Devem ser restritas ou mesmo proibidas expressões e formas de experimentação corporal centradas no risco tendo em vista a inadequação do espaço escolar para elas.
Estão corretas as afirmativas:
A escolha de conteúdos que comporão o conjunto de conhecimentos a serem tematizados pelo componente curricular Educação Física podem seguir critérios diversificados. Tendo em vista a consideração às características locais na qual se insere a comunidade escolar e seus alunos, os conteúdos devem ser eleitos a partir:
A temática das Danças quando desenvolvida como conteúdo da Educação Física escolar explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. Sobre as possibilidades da tematização do conteúdo dança, analise as afirmativas a seguir.
I. As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as únicas formas recomendas. II. A perspectiva do trabalho com a dança pressupõe como condição indispensável a consideração de fatores como Fluência, Espaço, Tempo e Peso. III. Diferentes de outras práticas corporais rítmicoexpressivas, elas se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.
Estão corretas as afirmativas:
I. As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as únicas formas recomendas. II. A perspectiva do trabalho com a dança pressupõe como condição indispensável a consideração de fatores como Fluência, Espaço, Tempo e Peso. III. Diferentes de outras práticas corporais rítmicoexpressivas, elas se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.
Estão corretas as afirmativas:
O Projeto Político Pedagógico da escola constitui-se em um documento que garante a autonomia das instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais (LDB 9394/96). Em relação aos aspectos a serem considerados pelos professores de Educação Física e demais professores junto a construção do Projeto Político Pedagógico, analise as afirmativas a seguir.
I. Repensar sobre o papel e sobre a função da educação escolar, seu foco, sua finalidade, seus valores é uma necessidade essencial. Na Educação Física considerar as características da comunidade local e sua capacidade de empregabilidade no âmbito do esporte de alto rendimento. II. Ter a dimensão de presente: a criança, o adolescente, o jovem vivem momentos muito especiais de suas vidas, onde vivenciam tempos específicos da vida humana e não apenas tempos de espera ou de preparação para a vida adulta. III. A escola propõe algo que ainda não existe, mas que é uma possibilidade real, da qual possa se aproximar gradativamente. Isso supõe um posicionamento político da equipe escolar, para uma visão do ideal de organização da convivência social e de um posicionamento pedagógico.
Estão corretas as afirmativas:
I. Repensar sobre o papel e sobre a função da educação escolar, seu foco, sua finalidade, seus valores é uma necessidade essencial. Na Educação Física considerar as características da comunidade local e sua capacidade de empregabilidade no âmbito do esporte de alto rendimento. II. Ter a dimensão de presente: a criança, o adolescente, o jovem vivem momentos muito especiais de suas vidas, onde vivenciam tempos específicos da vida humana e não apenas tempos de espera ou de preparação para a vida adulta. III. A escola propõe algo que ainda não existe, mas que é uma possibilidade real, da qual possa se aproximar gradativamente. Isso supõe um posicionamento político da equipe escolar, para uma visão do ideal de organização da convivência social e de um posicionamento pedagógico.
Estão corretas as afirmativas:
A prática denominada ginástica possuiu ao longo da história significados diversos, podendo atualmente ser assumida como um conjunto ou formas de exercícios. Analise a classificação abaixo:
“Reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.”
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) o tipo de ginástica acima caracterizado corresponde a classificação de:
“Reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.”
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) o tipo de ginástica acima caracterizado corresponde a classificação de: