limpar filtros
Questões por página:
A Constituição em vigor no Brasil foi promulgada em outubro de 1988. Ulysses Guimarães, presidente da Câmara, chamou-a de Constituição Cidadã, em referência aos avanços sociais obtidos. Caracteriza a Constituição de 1988 o(a):
Em agosto de 1969, o general Costa e Silva sofreu trombose cerebral e foi afastado do cargo. Os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica impediram o vice-presidente Pedro Aleixo de ser empossado e, formando uma junta militar, assumiram o poder. Em outubro, a junta impôs ao país uma nova Constituição. Dias depois, o alto comando do Exército determinou a abertura do Congresso Nacional para eleger o novo presidente da República. O alto comando já havia escolhido o general Emílio Garrastazu Médici, militar da linha dura, para assumir a presidência. VAINFAS, R. e outros. História, volume único. São Paulo: Saraiva,2010, p.806.
Caracterizou o governo Médici (Brasil,1969 - 1974 ):
Para o países-membros da ONU que aprovaram a criação do Estado de Israel, este foi um ato de justiça em relação ao perseguido povo judeu. Mas, para os árabes que ocupavam há séculos o território palestino, a divisão da Palestina foi um crime contra seus direitos. Diante dessa divergência, seguiram-se conflitos entre os quais destaca-se a:
Meus companheiros e cidadãos, neste momento as forças norte-americanas e de coalização estão no estágio inicial da operação militar para desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo. Sob minhas ordens, as forças de coalizão começaram a atacar alvos específicos de importância militar para minar a capacidade bélica de Saddan Hussein.
Discurso proferido pelo presidente dos EUA, George W. Bush, 2003, em 20 de março de 2003 . Disponível em www.1.folha.uol.eom.br/folh a/mundo/.Acesso em 24/05/2014.
A Guerra do Iraque, iniciada em 2003, quando os EUA (governo George W. Bush) ocuparam o Iraque, segue a orientação da Doutrina Bush que:
No contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos estenderam sua política de contenção ao comunismo nos países latino-americanos para manter sua hegemonia na América. Faz parte da ação estadunidense na América Latina, após a Segunda Guerra Mundial a: