FGV - 2022 - SEAD-AP - Cuidador
limpar filtros
Questões por página:
As imagens a seguir ilustram adequações de cadeira de roda necessárias para estudantes que têm dificuldade de controlar membros superiores e inferiores.

Imagem associada para resolução da questão

As afirmativas identificam corretamente objetivos do uso dessas adequações, à exceção de uma. Assinale-a.

Avalie as afirmativas a seguir, acerca de deficiências intelectuais.


I. Podem ser causadas por variados fatores socioambientais e genéticos.

II. Resultam na combinação de comprometimentos cognitivos, comportamentais e sociais.

III. Caracterizam-se por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, planejamento, solução de problemas e aprendizagem por experiência.


Está correto o que se afirma em

São comportamentos característicos de educandos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), exceto

A inclusão de alunos com deficiência só é efetiva quando há um tripé: o acesso à escola, a permanência na unidade e a aprendizagem.


Os cuidadores são fundamentais para esse tripé, pois dão suporte

Avalie se, em um ambiente de trabalho colaborativo, o cuidador de alunos com deficiência deve atuar juntamente com o docente e acompanhar as seguintes atividades:


1. Utilizar objetos concretos ao invés de conceitos abstratos.

2. Aplicar atividades em diferentes formatos, como impressos, desenhos e vídeos, por exemplo.

3. Completar a realização das tarefas, para evitar que o estudante se canse ou frustre com o baixo desempenho.

4. Mediar as atividades, possibilitando a autonomia e a independência possíveis.


São exemplos corretos da parceria entre cuidador e professor, para que alunos com deficiência consigam maximizar seu rendimento: