limpar filtros
Questões por página:
O espaço geográfico é o resultado contínuo das relações socioespaciais e tais relações são econômicas, políticas e simbólico culturais. O espaço geográfico é dividido em categorias geográficas, são elas:
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 a maior parte da população brasileira,84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.
Disponívelem:https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em: 01 nov.2021. Adaptado.
Os dados acima refletem um aumento do processo de urbanização brasile urbanos. Referente as consequências sociais e ambientais da urbanização acelerada, assinale a alternativa correta:
“Mestre cururueiro de MS se apresenta com viola de cocho ao Brasil em redes sociais: morador da fronteira entre Ladário e Corumbá, Sebastião Souza Brandão participará da live ação Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”.

Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/05/07/mestre-cururueiro-de-ms-se-apresenta-com-viola-de-cocho-ao-brasil-em-redes-sociais-nesta-sexta-feira-ghtml. Acesso em: 1 nov.2021. Adaprtado.


O cururueiro é quem está apto a construir artesanalmente uma viola de cocho, feita a partir de um tronco de madeira. Dentre as características importantes da população do pantanal matogrossense e sul-mato-grossense, a viola é o principal instrumento utilizado para tocar danças típicas como:

Analise o figura a seguir e assinale a alternativa que corresponde corretamente ao sentido das fronteiras do território brasileiro com outros países:
Imagem associada para resolução da questão
“As caatingas: ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteiao; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante [...]”
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: campanha de Canudos.39. ed. corrigida. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1999. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 1 nov.2021. Adaptado.
O trecho acima foi extraído do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, na qual descreve o Bio Caatinga. A palavra caatinga significa, em tupi guarani, ‘mata branca’, cor predominante da vegetação durante a estação seca. Logo essa vegetação adaptada a esse clima semiárido é denominada: