limpar filtros
Questões por página:

No processo de aprendizagem, os conhecimentos teórico-práticos devem caminhar paralelamente. De acordo com Luckesi (2011), “tanto a compreensão teórica como a sua prática são condições necessárias para uma efetiva aprendizagem”. Baseado neste trecho do autor, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O aluno se apropria do conhecimento quando o compreende teoricamente, o assimila e o exercita em sua prática.

( ) Exercitar pode ser desconsiderado, uma vez que ao compreender a teoria, a prática já é aprendida.

( ) Para que o aluno aproprie-se do conhecimento, basta exercitar apenas uma vez. Já a teoria, é necessário repeti-la muitas vezes.

( ) Sem exercitar, os conteúdos podem, no máximo, ser um conjunto de informações, mas estão longe de ser um conhecimento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Carlos Libâneo (1994), um dos maiores teóricos da Didática, afirma em sua obra que os métodos de ensino a partir de uma pedagogia crítico-social não partem de conhecimentos “depositados” no aluno de fora para dentro, mas deve considerar também os saberes de dentro para fora. Com base na ideia do autor, analise as afirmativas a seguir:


I. O professor deve considerar, prioritariamente, o próprio conhecimento a ser ensinado.

II. O aluno traz conhecimentos histórico-culturais que devem ser considerados na aprendizagem.

III. É importante que o professor atue com metodologias contextualizadas, com a finalidade de significar os saberes.

IV. O professor necessita analisar os conhecimentos técnicos a serem seguidos, para que ele consiga desenvolver metodologias desvinculadas ao contexto sociocultural de seus alunos.


Estão corretas as afirmativas:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96, determina que sejam verificados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando (art.24). Assinale a alternativa que apresenta qual concepção de avaliação essa lei se baseia.
O plano de aula é um documento elaborado pelo professor em que consta todo o processo da aula que será desenvolvida e precisa ser claro, bem descrito, coerente, e serve para orientar o trabalho docente. Assinale a alternativa que apresenta os principais elementos estruturantes que compõem um plano de aula:
O ensino-aprendizagem, por competência, significa uma forma de configurar os conteúdos a serem ensinados e aprendidos, com base nos objetivos a serem alcançados e nas habilidades a serem desenvolvidas. Assinale a alternativa que apresenta o ensino e a aprendizagem por competências: