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Nutrição Parenteral, também conhecida como alimentação intravenosa, é um dos tipos de terapia nutricional administrados a pacientes que necessitam da preservação ou da recuperação de seus estados nutricionais por vias diferentes da oral. Os tipos de nutrição parenteral são classificados de acordo com a quantidade das necessidades nutricionais que fornecem ao paciente, sendo parcial ou total, e de acordo com a via de administração, ou seja, central ou periférica.
Sobre Nutrição Parenteral, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I –
A nutrição parenteral parcial é administrada como forma de complementar as necessidades nutricionais da alimentação por via oral. Como exemplo citamos os pacientes em hospitais que recebem doses de glicose pela veia. II – O grande benefício e diferencial da Nutrição Parenteral manipulada é ser totalmente individualizada e personalizada proporcionando o aprimoramento do suporte nutricional, possibilitando a redução do tempo de terapia, de internação e, consequentemente, gerando uma vantagem imensurável para o paciente e para a instituição mantenedora. III – A Nutrição Parenteral está indicada para suprir as demandas nutricionais e metabólicas dos pacientes que não podem ser alimentados adequadamente por via oral ou por sonda enteral. IV – A Nutrição Parenteral caracteriza-se por ser uma solução de nutrientes, elaborada conforme prescrição médica de acordo com as necessidades individuais do paciente, adequando à sua patologia, condição clínica, idade e sexo.
Anamnese é parte essencial do exame clínico; consiste numa entrevista que visa a conhecer o paciente de forma completa. Assim, é possível captar todos os sinais físicos perceptíveis pela pessoa. Anamnese é o contato inicial do paciente com sintomas junto ao profissional de saúde, seja o médico ou enfermeiro. É um procedimento que norteia toda a estratégia de diagnóstico e planejamento de tratamento.
Sobre as etapas que compõem a anamnese, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – No momento de abordar os sintomas e queixas, o paciente conta o que está sentido (dores, sensações e quaisquer outros incômodos), e tudo deve ser anotado pelo/a enfermeiro/a ou, se for o caso, pelo profissional que está atendendo o paciente, que pode ser o Médico. II – História da Doença Atual (H.D.A) consiste numa análise sobre o desenvolvimento do quadro de queixas. Para nortear esta etapa, os principais questionamentos a serem respondidos são: quando, como e onde isso começou? Aqui, há a supervisão de toda a história da doença que o paciente tem. É importante verificar desde o princípio até a evolução da situação. III – Histórico do paciente é a coleta de relevantes informações sobre o paciente, sendo fundamental saber se ele tem doenças sistêmicas e alergias; também torna-se essencial ter o conhecimento do uso de algum medicamento, pois pode estar causando algum efeito colateral; portanto, é uma etapa importante tanto para o diagnóstico quanto para a prescrição do tratamento adequado, visando a garantir o bem-estar do paciente. IV – Histórico familiar do paciente contempla idênticas características do histórico do paciente, diferenciando-se apenas em aspectos de doenças hereditárias.
Educação em saúde e promoção da saúde são conceitos que estão acalorando o destaque hoje em dia em diferentes partes do mundo. Estes dois tornaram-se ferramentas importantes nas mãos dos decisores políticos e autoridades de diferentes países para ajudar as pessoas a atingir altos padrões de saúde e bemestar. Enquanto a educação para a saúde tomou a forma de uma ciência social, sendo usada pelos governos, para divulgar as doenças, de modo a evitar que promovam a saúde, a promoção da saúde toma a forma de ajudar as pessoas a desenvolver e manter a saúde ideal.
(https://pt.esdifferent.com/difference-between-health-promotion-and-healtheducation#:~:text=A%20promo%C3%A7%C3%A3o)
Marque a alternativa com informação incorreta.
A Saúde Comunitária por ser uma área de especialização da enfermagem, faz com que o profissional tenha que incorporar uma visão holística e contextual da pessoa/família, o que potencializa a adequação de respostas face à especificidade dos problemas encontrados.
(CORREIA, Cristina; (et. al.) - Os enfermeiros em cuidados de saúde primários. Revista Portuguesa de Saúde Pública.2001)
Com base na visão de Cristina Correia, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – Ela entende “Enfermagem Comunitária” como sendo uma prática continuada e globalizante dirigida a todos os indivíduos ao longo do seu ciclo de vida e desenvolve-se em diferentes locais da comunidade. II – Para a autora, o enfermeiro também é um cidadão “emissor e receptor de mensagens”, devendo interferir nos problemas de forma precisa e harmoniosa, onde sentimentos como o de ajudar, incentivar, colaborar e participar sejam colocados em prática e tidos como prioritários. III – Seguindo a mesma visão da autora tem-se que percepção dos problemas inerentes a uma determinada comunidade requer o entendimento e o envolvimento profundo do/a enfermeiro/a com a mesma, o que se traduz em proximidade. IV – A Ordem dos Enfermeiros é assertiva quando coloca que “é no contexto da comunidade que, partindo da investigação das suas necessidades, é permitido compreender melhor os seus mecanismos e aumentar os conhecimentos nos quais os diferentes “artesãos de cuidados” poderão se apoiar”.
A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida
(http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_311_anexo.pdf)
Sabendo-se o que institui o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem - CAPÍTULO I - DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS - marque a alternativa que identifica corretamente um Direito do/a Enfermeiro/a.