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O planejamento educacional é um documento que serve para registrar tudo o que será feito dentro da escola ao longo de todo ano letivo. (...) Sem um planejamento educacional bem construído, é fácil ter problemas durante a gestão, já que as atividades dos vários setores tendem a ficar desconectadas. E, você acaba não sabendo o que, de fato, precisa ser feito, por que precisa e nem quando precisa.
(Planejamento educacional: um guia completo para gestores (saseducacao.com.br))

Nesse contexto, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – O planejamento educacional é um verdadeiro guia para a instituição, ajudando-a a gerenciar as atividades de forma panorâmica.
II – O planejamento educacional é bem abrangente, portanto, é preciso é necessário reservar tempo para estrutura-lo adequadamente, evitando-se criar um documento superficial, com lacunas e sem objetivos claros.
III – Entre os componentes do planejamento educacional, podem ser citados: conteúdos que serão abordados em sala de aula; data das férias; data de eventos (feira de ciências, jogos escolares etc.); metodologia de ensino a ser utilizada; tipos de avaliação e período em que vão ocorrer; data das matrículas.
IV – O planejamento educacional deve ser elaborado eminentemente por profissionais pedagogos, em função das técnicas e métodos que o próprio planejamento exige.
Tradicionalmente, a sociedade atribuiu a instituições escolares à responsabilidade na formação da personalidade do indivíduo tendo em vista a transmissão cultural e do conhecimento acumulado historicamente. A educação para as mídias como perspectivas de um novo campo de saber e de intervenção vem se desenvolvendo desde os anos de 1970 no mundo inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação (...) Vale informar sobre o histórico e a importância da Educomunicação, que surge como uma nova forma de ensino, consistindo na adoção de técnicas utilizadas pelos meios de comunicação e tecnologia, encontradas principalmente nas mídias (Rádio, TV, internet) juntamente com a área da Educação.

(http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf) – (Adaptado)
Nessa dimensão, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – A comunicação atua de forma transversal nos processos diários da vida, daí entendermos que as mídias têm participação significativa na construção da cultura e da educação, logo, a comunicação é algo indissociável no campo da educação.
II – A presença das mídias ocorre de forma interdisciplinar, surgindo daí a necessidade de uma educação integrada.
III – Na perspectiva de uma educação integrada, deve-se ressaltar sempre a importância da Educomunicação.
IV – A construção partilhada do conhecimento só ocorre mediada por relações dialéticas entre os homens e o mundo, permitindo comprovar que a educação é um processo da comunicação.
Marque a alternativa com a série correta.
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. (L13005 (planalto.gov.br))
Analise: Art.5º A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

I - Ministério da Educação – MEC. II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. III - Conselho Nacional de Educação – CNE. IV - Fórum Nacional de Educação. V - Secretarias de Educação. VI - Comunidades educacionais.

Marque a alternativa com os incisos coerentes com o caput do Art.5º.
Sobre “Transversalidade e Interdisciplinaridade”, marque a alternativa incorreta.
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.

I - A aprovação e a implementação da Sistema Nacional de Educação (SNE) torna-se importante e urgente, porque garante uma rede de colaboração entre os diferentes níveis de governo para enfrentar as desigualdades tanto nos recursos disponíveis para as instituições de ensino como nos resultados de aprendizagem.
II - O Sistema Nacional de Educação (SNE) equivale ao Sistema Educacional em todas as características e funções.
III - A Lei 9394/96, ao fazer referências à necessidade de um Projeto Pedagógico, por um lado, permitiu que a escola passasse a pensar a educação com base em seu simbólico, seus desafios e demandas; por outro, atribui um fazer inovador aos sujeitos do cotidiano escolar: pensar, planejar e assumir responsabilidades em relação ao futuro da instituição, ao trabalho dos professores e à produção do conhecimento.
IV - A Lei 9394/96 institui que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.