limpar filtros
Questões por página:
A terapia de reatribuição é uma intervenção psicossocial distribuída em etapas que deve seguir uma rotina de consultas de tal forma que o profissional e a pessoa em tratamento desenvolvam um contrato terapêutico. As consultas podem durar de 15 a 45 minutos, devendo-se reservar pelo menos uma consulta para cada uma das etapas.
Considerando as etapas dessa terapia, relacione a primeira coluna à segunda.
1. Sentindo-se compreendido 2. Ampliando a agenda 3. Fazendo o vínculo 4. Negociando o tratamento
( ) Pactuar, em conjunto com a pessoa, um projeto terapêutico ampliado.
( ) Realizar anamnese ampliada e exame físico focado na queixa, com valorização das crenças da pessoa.
( ) Construir modelos explicativos que façam sentido para a pessoa.
( ) Dar feedback à pessoa, com recodificação dos sintomas e vinculação deles a eventos vitais e/ou psicológicos.
A sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo, é:

INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder à questão.


A história natural do câncer do intestino propicia condições ideais à sua detecção precoce, uma vez que a maioria deles evolui a partir de lesões benignas, os pólipos adenomatosos, por um período de 10 a 15 anos, existindo, portanto, um período pré-clínico detectável bastante longo. De modo semelhante ao que acontece no câncer de colo do útero, a detecção precoce do câncer do intestino apresenta a peculiaridade de possibilitar tanto a prevenção da ocorrência da doença, ao permitir a identificação e a retirada dos pólipos intestinais (levando a uma redução da incidência), quanto à detecção em estádios iniciais, que, adequadamente tratados, podem elevar a taxa de sobrevida em cinco anos a 90% e reduzir a mortalidade.


Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento. Brasília: Ministério da Saúde,2010.


Assinale a alternativa que contém a recomendação considerada padrão A para rastreamento de câncer colorretal.

O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (WORLD HEALTH ORGANIZATION,1999). Pode-se considerar como sinais e sintomas clássicos que levantam a suspeita de DM:
A figura a seguir representa a Mandala da Prevenção Combinada do HIV. Nela, está representada a proposta do Ministério da Saúde para a combinação de diferentes estratégias de prevenção disponíveis, além da ideia de movimento em relação a essas possibilidades. A combinação representada na Mandala trata de um conjunto de ações e deve ser centrada nas pessoas, nos grupos a que elas pertencem e na dinâmica social em que estão inseridas, considerando as especificidades dos sujeitos e dos seus contextos.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Prevenção combinada do HIV. Brasília: Ministério da Saúde,2017.
Leia as afirmativas que seguem e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os medicamentos antirretrovirais (ARV), no caso do vírus da imunodeficiência humana (HIV), impedem que o vírus se estabeleça em quantidade suficiente para ser transmitido.
( ) As ações de educação em saúde devem ser realizadas, primeiramente, pela unidade de atenção especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS), pois o paciente que mais precisa de orientações pode ser encontrado em maior quantidade nesses locais.
( ) A Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para levar essas estratégias aos territórios, por ser a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
( ) As intervenções biomédicas objetivam reduzir a exposição aos agravos, por meio de ações para impedir sua transmissão, como o uso de preservativos penianos e vaginais, ou a imunização.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir.
I - À criança com o calendário vacinal completo aos quatro anos é indicada a vacinação de 2.º reforço de difteria, tétano e pertussis (DTP) e varicela.
II - As crianças que não apresentam cicatriz vacinal, após receberem a dose da vacina BCG, não precisam ser revacinadas.
III - A vacinação de sarampo, caxumba e rubéola (SRC) em bloqueios está indicada em contatos de casos suspeitos de sarampo e rubéola, a partir dos 6 meses de idade.
IV - Aos cinco anos deve ser administrada as vacinas contra varicela e hepatite A.
Estão CORRETAS as afirmativas