limpar filtros
Questões por página:
Este currículo é composto por aspectos do cotidiano escolar que colaboram, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes. Trata-se do currículo:

Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.

1 – Tecnicismo

2 – Escola nova

3 – Totalitarismo

( ) Faz crítica ao comunismo e ao caráter individualista do liberalismo. Despreza a democracia e valoriza, ao contrário, o papel mais forte da elite dirigente. A educação assume caráter privilegiado de controle e difusão da ideologia oficial.

( ) No Brasil, essa tendência foi introduzida no período da ditadura militar (décadas de 1960 e 1970) e prejudicou sobretudo as escolas públicas. Uma das consequências funestas é a excessiva burocratização do ensino.

( ) Tem por ideal educar para a liberdade, no sentido de possibilitar a autogestão do educando e a construção da sociedade democrática.

Assinale a alternativa que indica a corrente filosófica iniciada por Auguste Comte (1798-1857) e que parte do pressuposto de que a humanidade (e o próprio homem, na sua trajetória pessoal) passa por diversos estágios até alcançar o estado que caracteriza a maturidade do espírito.
No que diz respeito à história da educação e à pedagogia do período iluminista, indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Foi um período muito rico em reflexões pedagógicas. ( ) Um de seus aspectos marcantes foi a pedagogia política, centrada no esforço de tornar a escola leiga e função do Estado. ( ) A Revolução Industrial começou a alterar as formas de funcionamento do mundo do trabalho.
Segundo os pilares da educação da Unesco relacionados com a educação do futuro, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O aprender a conviver é o grande desafio da sociedade moderna.
( ) O aprender a conhecer refere-se à necessidade de apropriar-se somente de conhecimentos acumulados.
( ) O aprender a fazer pretende levar para a prática o conhecimento teórico.
( ) O aprender a ser é a percepção superficial de si em relação ao outro.