limpar filtros
Questões por página:
A Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget divide as fases do desenvolvimento infantil em quatro etapas, que podem ser classificadas segundo a idade das crianças. Uma delas estende-se dos 2 aos 7 anos. Nesta fase, acontece a representação da realidade dos próprios pensamentos. É aqui que surge o “faz de conta” e a exploração da imaginação, além da famosa fase dos “porquês”. A fase em destaque é a que o autor denominou:
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para a Educação Infantil se organiza a partir de um arranjo curricular que acolhe as situações e as vivências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A proposta curricular da BNCC, organiza-se em:
Os cuidados com a nossa higiene (tomar banho, lavar os cabelos, cortar as unhas, escovar os dentes) são hábitos que devem ser incentivados desde cedo na vida das crianças. A rotina de cuidados com as crianças em relação à higiene: banho, cabelos limpos, roupas adequadas ao clima, ambientes e espaços limpos, são estruturantes para as crianças e formam hábitos saudáveis. É importante que na instituição de Educação Infantil a criança aprenda a escovar os dentes após as refeições para:
Segundo Rossetti-Ferreira (2003), no cotidiano escolar observa-se frequentemente que aqueles que estão envolvidos na educação muitas vezes não assumem a responsabilidade pelo cuidado. Por outro lado, os profissionais encarregados de realizar certas tarefas de cuidado específicas, como dar banho, trocar fraldas e alimentar, geralmente não são reconhecidos como aptos para o processo educativo. Em relação ao educar e cuidar as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, defendem a:
O planejamento é uma construção da equipe pedagógica, é fruto de uma discussão e elaboração mais ampla que envolve toda a instituição. Ao planejar a rotina cotidiana, leva-se em conta também o planejamento institucional, os combinados com todos os membros da equipe e os projetos comuns. Em relação à organização do tempo e espaço, o planejamento pedagógico precisa atentar que é: