limpar filtros
Questões por página:
Uma paciente não grávida, previamente hígida, sem realização de exames laboratoriais pregressos, com idade de 35 anos e com queixa há 6 meses de constipação intestinal, fadiga, intolerância ao frio, aumento do peso e irritabilidade comparece ao consultório médico, que, após avaliação, solicitou o hormônio tireoestimulante (TSH). A paciente retorna ao consultório após duas semanas, com resultado de TSH expressivamente elevado para sua idade.

A conduta do médico assistente deve ser:
Um adulto com resfriado comum há 2 semanas evoluiu com otalgia unilateral em ouvido esquerdo, associada a hiperemia e abaulamento da membrana timpânica homolateral, além de febre. Não apresentava sinais de toxemia.

O agente etiológico mais prevalente dessa complicação é o:
Um paciente do sexo masculino, cisgênero,54 anos, sem comorbidades prévias, comparece à unidade de saúde com queixa de disfunção erétil. O médico assistente prescreve sildenafil para o seu caso, e o paciente retorna na semana seguinte, apresentando cianopsia.

O médico deve orientar esse paciente a:
Uma criança apresenta púrpura palpável em membros inferiores, de início súbito, associada a dor abdominal, artralgia e proteinúria. Foi realizado exame de coagulação, sem alterações.
O diagnóstico mais provável do caso acima é o de:
Um paciente de 16 anos está com sinusite há duas semanas, apresentando febre, petéquias, vômitos em jato e cefaleia. No exame físico, apresentou flexão espontânea dos quadris durante a tentativa de flexão passiva do pescoço. O nome deste último sinal é: