limpar filtros
Questões por página:
Jogos e Brincadeiras são conteúdos da Educação Física escolar e as abordagens desse componente curricular usam essas práticas corporais das mais variadas formas. Nesse sentido, segundo Daolio (2004), na abordagem construtivista-interacionista, os jogos e as brincadeiras são compreendidos como:
Daolio (2004) afirma que a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar desenvolve o esporte não como conteúdo e patrimônio cultural, mas como propiciador de:
Para Soares (2012), a Educação Física no Brasil, em suas primeiras tentativas para fazer parte do espaço escolar, surge como promotora de:
A história da Educação Física no Brasil é um conteúdo imprescindível para a construção de um processo de ensino e aprendizagem potente. Nesse sentido, Soares (2012) assinala que a Educação Física no Brasil se confunde, em muitos momentos de sua história, com as instituições:
Soares et. al. (2012), ao refletirem sobre o processo de avaliação das perspectivas de Educação Física escolar que possuem o paradigma da aptidão física como orientação, destacam que "o significado é a meritocracia, a ênfase no esforço individual. A finalidade é a seleção. O conteúdo é aquele advindo do esporte, e a forma são os testes esportivo-motores. (p.99)". Buscando superar esse quadro, ressaltam que o trabalho pedagógico no chão da escola requer intencionalidade política e pedagógica para que seja construída uma avaliação da Educação Física escolar que contribua com a construção de um processo de ensino-aprendizagem crítico. Assim, para os autores mencionados, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física escolar deve servir de referência para: