Questões da prova:
SELECON - 2024 - SAD - MS - Médico endocrinologista
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Um jovem,25 anos, vem em consulta devido à calcemia de 10,8 mgd/dL (VR: até 10,2 mg/dL), PTH 87 pg/mL (VR: 12- 88 pg/mL), redosado e confirmado; porém, é assintomático, nega histórico de nefrolitíase e traz ainda ultrassonografia de rins e vias urinárias e densitometria óssea normais. O paciente relata ainda que a mãe sempre apresentou cálcio elevado, e chegou a realizar cirurgia de retirada das paratireoides, mas persistiu com cálcio discretamente elevado mesmo após o procedimento. O diagnóstico mais provável e a conduta mais correta diante do caso são, respectivamente:
Uma mulher,50 anos, assintomática, vem à consulta devido a um achado na ressonância magnética de hipófise. Foi observada uma imagem intrasselar, hiperintensa em T1 e T2, com nódulo intracístico, conforme a imagem a seguir:
O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para este caso são, respectivamente:
O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para este caso são, respectivamente:
Uma mulher,38 anos, vem à consulta devido a: poliúria, cerca de 4 L de diurese por dia, sem outros sintomas, apenas relato de uso de lítio durante 2 anos, porém com suspensão há quase 5 anos. Traz Na sérico: 140 mEq/L. Foi submetida a teste com DDAVP e a urina concentrou em apenas 20%. Sobre esse quadro, a hipótese diagnóstica mais adequada é:
Considerando a ordem correta da reposição hormonal diante de um quadro panhipopituitarismo, é adequado afirmar que:
Uma mulher,45 anos, vem ao ambulatório para consulta de rotina por galactorreia há 6 meses, e vem fazendo uso de bromoprida para episódios de plenitude pós prandial. Traz exames com os seguintes resultados: betaHCG: negativo; PRL: 55 µg/L (VR: <25 µg/L) – repetida e confirmada, após 30 minutos de repouso absoluto; taxa de recuperação: 85%. A conduta mais adequada, nesse caso, é: