limpar filtros
Questões por página:
O crescimento intersticial do tecido muscular esquelético facial acontece por meio de dois fenômenos:
A fala é a combinação de sons vocálicos e consonantais. Para articular cada som, há um posicionamento dos articuladores (língua, lábios) em determinados pontos de articulação (dentes, alvéolos, palato). As consoantes são produzidas por maiores estreitamentos ou interrupções do ar no trato vocal, por meio de diferentes modos de articulação. Assim, quando determinadas consoantes são produzidas por meio de um bloqueio total do ar em algum lugar da cavidade oral, estamos falando de espécies do tipo:
Os sons são produzidos nas pregas vocais e percorrem o trato vocal (faringe, cavidade oral e nasal) antes de se projetarem para o ambiente. Esses sons passam por um conjunto de modificações e combinações. O fenômeno descrito como “a amplificação do som produzido pela laringe, sendo responsável pelas características estéticas de uma voz, embelezando-a ou não, tornando-a agradável e projetando num ambiente de modo mais ou menos adequado” (Behlau et al,2004, p.34) denomina-se:
O fonoaudiólogo é o profissional que realiza a avaliação do perfil vocal, o que inclui uma série de testes. Dentre esses, um em especial é realizado por meio de instrumentos analógicos ou digitais, com o auxílio do computador, oferecendo uma análise mais objetiva da voz. Nesse caso, estamos falando da avaliação:
Quando um paciente apresenta um comportamento vocal abusivo, resultando em lesões inflamatórias nas pregas vocais e em sintomas como voz falhando com ar, dificuldade para emitir o som e falta de força para falar, não possuindo, entretanto, indicação cirúrgica, constata-se a seguinte patologia: