50 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 10
Questões por página:
Mulher,32 anos, procura atendimento médico com queixa de cefaleia em aperto de leve intensidade, em região occipital, há três meses. Relata que no último mês tem apresentado até dois episódios por semana. A dor irradia para a região cervical e os episódios costumam durar um dia inteiro. Nega náuseas, vômitos, alterações visuais e a dor não piora com os esforços habituais. O exame físico geral e neurológico é normal.
Assinale a alternativa que contém a conduta correta no momento da avaliação.
Mulher,57 anos, procura atendimento médico com queixa de disúria há 48 horas, acompanhada de urgência miccional e alterações na cor e no odor da urina. Refere que teve uma infecção urinária há cerca de 8 anos e nega corrimento ou secreção vaginal no momento. Nega febre e o exame físico não revelou alterações significativas, Giordanno negativo.
A conduta correta nesse caso é
Homem,50 anos, sedentário e hipertenso, em uso de losartana 100 mg/dia, econtra-se assintomático em consulta periódica. Exame físico: normal, altura = 1,70 m e peso = 90 kg. Exame laboratorial relevante: glicemia de jejum = 172 mg/dL. O exame foi repetido, tendo como resultado 154 mg/dL.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta nesse momento, considerando que a função renal do paciente é normal.
Homem,47 anos, procura atendimento médico em ambulatório, pois acredita estar com a pressão alta. Não apresenta nenhum antecedente pessoal relevante e nem antecedentes familiares de doenças cardiovasculares. Não é tabagista e não faz uso regular de medicamentos. Exame físico: pressão arterial medida no braço esquerdo foi de 155 x 90 mmHg e no braço direito de 150 x 90 mmHg. Em uma segunda consulta os valores foram os mesmos.
Além de realizar orientações dietéticas e sobre mudança do estilo de vida, a conduta apropriada em relação à pressão arterial, de acordo com as últimas diretrizes brasileiras de hipertensão arterial, é
O recém-empossado presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou, nesta terça-feira (02.01), três decretos e uma medida provisória. Dentre as primeiras ações tomadas está a Medida Provisória (MP) que reestrutura a Esplanada dos Ministérios e estabelece a organização básica dos órgãos da presidência da República e dos ministérios. O documento confirma a estrutura de governo já anunciada, com 22 pastas, algumas delas com competências ampliadas.
(UOL. https://bit.ly/2Upz5hO. Acesso em 25.jan.2019. Adaptado)
Na nova estrutura ministerial destaca-se o Ministério