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FEPESE - 2024 - Prefeitura de Chapecó - SC - Professor
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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, CEB, 2009.
( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
( ) As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
( ) As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No livro intitulado “Letramento e alfabetização: as muitas facetas”, Magda Soares destaca:
1. A necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico.
2. A importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento – entendido este no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o consequente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a essas práticas.
3. O reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas e a natureza de cada um demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático – particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas – outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações por parte das crianças.
4. A necessidade de rever e reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico.
2. A importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento – entendido este no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o consequente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a essas práticas.
3. O reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas e a natureza de cada um demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático – particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas – outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações por parte das crianças.
4. A necessidade de rever e reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em “Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos”, a autora Magda Soares sinaliza que:
“A aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas, cada uma delas privilegiando uma das facetas dessa aprendizagem”.
São consideradas facetas mais salientes:
1. A faceta fônica, que envolve o desenvolvimento da consciência fonológica, imprescindível para que a criança tome consciência da fala como um sistema de sons e compreenda o sistema de escrita como um sistema de representação desses sons, e a aprendizagem das relações fonema-grafema e demais convenções de transferência da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita.
2. A faceta da leitura fluente, que exige o reconhecimento linear e segmentado de palavras e sentenças.
3. A faceta da leitura compreensiva, que supõe ampliação de vocabulário e desenvolvimento de habilidades como interpretação, avaliação e inferência; a faceta da identificação e do uso adequado das diferentes funções da escrita, dos diferentes portadores de texto, dos diferentes tipos e gêneros de texto etc.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas, cada uma delas privilegiando uma das facetas dessa aprendizagem”.
São consideradas facetas mais salientes:
1. A faceta fônica, que envolve o desenvolvimento da consciência fonológica, imprescindível para que a criança tome consciência da fala como um sistema de sons e compreenda o sistema de escrita como um sistema de representação desses sons, e a aprendizagem das relações fonema-grafema e demais convenções de transferência da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita.
2. A faceta da leitura fluente, que exige o reconhecimento linear e segmentado de palavras e sentenças.
3. A faceta da leitura compreensiva, que supõe ampliação de vocabulário e desenvolvimento de habilidades como interpretação, avaliação e inferência; a faceta da identificação e do uso adequado das diferentes funções da escrita, dos diferentes portadores de texto, dos diferentes tipos e gêneros de texto etc.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com José Morais, em seu texto “Criar leitores para uma sociedade democrática”, o processo de alfabetização envolve as seguintes aquisições:
1. A compreensão do princípio alfabético, isto é, que as letras ou grupos de letras não correspondem a sons, mas a fonemas.
2. A do mecanismo elementar da leitura. Aprender a ler uma palavra, por exemplo monossilábica, é aprender a identificar os grafemas que a constituem, a associar-lhe os fonemas correspondentes e a reuni-los na ordem correta num único som.
3. A do mecanismo elementar da escrita. Aprender a escrever é aprender a analisar a palavra nos seus fonemas, a fazer corresponder, a cada fonema, o grafema e, portanto, a letra ou letras apropriadas, e a escrever essas na ordem correta.
4. A da consolidação, numa forma de memória a longo prazo, das representações ortográficas das palavras que se teve a ocasião de decodificar ou codificar correta e rapidamente várias vezes. A decodificação e a codificação conscientes, controladas e sequenciais, isto é, do início para o fim da palavra, não são mais necessárias para as palavras conhecidas. As suas representações ortográficas passam a ser ativadas de maneira automática, sem necessidade de controle consciente e na base de um processamento em paralelo dos diferentes constituintes da palavra.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A compreensão do princípio alfabético, isto é, que as letras ou grupos de letras não correspondem a sons, mas a fonemas.
2. A do mecanismo elementar da leitura. Aprender a ler uma palavra, por exemplo monossilábica, é aprender a identificar os grafemas que a constituem, a associar-lhe os fonemas correspondentes e a reuni-los na ordem correta num único som.
3. A do mecanismo elementar da escrita. Aprender a escrever é aprender a analisar a palavra nos seus fonemas, a fazer corresponder, a cada fonema, o grafema e, portanto, a letra ou letras apropriadas, e a escrever essas na ordem correta.
4. A da consolidação, numa forma de memória a longo prazo, das representações ortográficas das palavras que se teve a ocasião de decodificar ou codificar correta e rapidamente várias vezes. A decodificação e a codificação conscientes, controladas e sequenciais, isto é, do início para o fim da palavra, não são mais necessárias para as palavras conhecidas. As suas representações ortográficas passam a ser ativadas de maneira automática, sem necessidade de controle consciente e na base de um processamento em paralelo dos diferentes constituintes da palavra.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o Currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Chapecó, SC (2019) – O aluno do ensino fundamental I:
É importante considerar que o público que frequenta o Ensino Fundamental I é composto por crianças. Ao continuar o processo de apropriação de conhecimentos nessa etapa inicial, cuja preocupação se centra na aquisição da linguagem escrita e nos letramentos matemáticos e científicos, ou seja, a alfabetização em todas as suas dimensões, as instituições educativas e os docentes precisam compreender, também, o misto de sentimentos e emoções que o aluno, os familiares e docentes têm em relação a esse processo.
Assim, para desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências esperadas, o planejamento e a atuação docente devem considerar:
1. A maturação mental.
2. A alegria.
3. A descoberta.
4. A novidade.
5. O medo
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É importante considerar que o público que frequenta o Ensino Fundamental I é composto por crianças. Ao continuar o processo de apropriação de conhecimentos nessa etapa inicial, cuja preocupação se centra na aquisição da linguagem escrita e nos letramentos matemáticos e científicos, ou seja, a alfabetização em todas as suas dimensões, as instituições educativas e os docentes precisam compreender, também, o misto de sentimentos e emoções que o aluno, os familiares e docentes têm em relação a esse processo.
Assim, para desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências esperadas, o planejamento e a atuação docente devem considerar:
1. A maturação mental.
2. A alegria.
3. A descoberta.
4. A novidade.
5. O medo
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.