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FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Princesa - SC - Psicólogo
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A teoria bioecológica do desenvolvimento humano, proposta por Urie Bronfenbrenner (1917-2005), apresenta cinco níveis de influência ambiental que contribuem para a complexidade das interações que afetam o desenvolvimento do indivíduo. Considerando os níveis e os conceitos apresentados pela teoria bioecológica, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes conceitos às suas respectivas descrições.
Coluna 1
1. Exossistema.
2. Cronossistema.
3. Mesossistema.
4. Macrossistema.
Coluna 2
( ) Adiciona a dimensão do tempo: a mudança ou a constância na pessoa e no ambiente.
( ) Representa as ligações e processos entre dois ou mais microssistemas nos quais a pessoa efetiva seu curso de vida, tais como as relações entre casa-escola e casa-trabalho.
( ) Consiste em vínculos entre um microssistema e sistemas de instituições externas que afetam a pessoa indiretamente.
( ) Consiste em padrões culturais abrangentes, como as crenças e ideologias dominantes, e sistemas econômicos e políticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Exossistema.
2. Cronossistema.
3. Mesossistema.
4. Macrossistema.
Coluna 2
( ) Adiciona a dimensão do tempo: a mudança ou a constância na pessoa e no ambiente.
( ) Representa as ligações e processos entre dois ou mais microssistemas nos quais a pessoa efetiva seu curso de vida, tais como as relações entre casa-escola e casa-trabalho.
( ) Consiste em vínculos entre um microssistema e sistemas de instituições externas que afetam a pessoa indiretamente.
( ) Consiste em padrões culturais abrangentes, como as crenças e ideologias dominantes, e sistemas econômicos e políticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Mindfulness abrange uma série de contextos e finalidades na prática clínica e é frequentemente associado ao desenvolvimento da atenção plena. Considerando o uso de mindfulness na terapia comportamental dialética, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Promove atenção a eventos, a emoções e a diversos aspectos do próprio comportamento. Esta habilidade pretende que o participante aprenda a detectar e reconhecer estes eventos e a não usar estratégias de esquiva ou controle das emoções.
II. Intervém na influência dos sintomas, no ajustamento social e nas relações interpessoais, focando os problemas atuais conscientes e pré-conscientes.
III. Promove a demonstração de um comportamento desejável pelo terapeuta.
IV. Promove o desenvolvimento da mente sábia, no qual a pessoa é capaz de acolher conteúdos aversivos ao invés de fugir deles.
I. Promove atenção a eventos, a emoções e a diversos aspectos do próprio comportamento. Esta habilidade pretende que o participante aprenda a detectar e reconhecer estes eventos e a não usar estratégias de esquiva ou controle das emoções.
II. Intervém na influência dos sintomas, no ajustamento social e nas relações interpessoais, focando os problemas atuais conscientes e pré-conscientes.
III. Promove a demonstração de um comportamento desejável pelo terapeuta.
IV. Promove o desenvolvimento da mente sábia, no qual a pessoa é capaz de acolher conteúdos aversivos ao invés de fugir deles.
Em metodologia de pesquisa sobre o desenvolvimento humano, uma forma de observação naturalista em que os pesquisadores vivem nas sociedades ou grupos menores que observam ou deles participam denomina-se:
De acordo com as concepções de Jurema Alcides Cunha (2007), o processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo das avaliações. Com base no exposto, analise as afirmações abaixo:
1. O objetivo da avaliação compreensiva considera o caso em uma perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto ao insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento.
2. O objetivo de entendimento dinâmico pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já́ que enfoca a personalidade de maneira global. Através do exame, procura-se entender a problemática de um sujeito, com uma dimensão mais profunda, na perspectiva histórica do desenvolvimento, investigando fatores psicodinâmicos, identificando conflitos.
3. O exame do estado mental do paciente é um tipo de recurso diagnóstico que envolve a exploração da presença de sinais e sintomas, eventualmente utilizando provas muito simples, não padronizadas, para uma estimativa sumária de algumas funções, como atenção e memória.
4. O diagnóstico diferencial investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
1. O objetivo da avaliação compreensiva considera o caso em uma perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto ao insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento.
2. O objetivo de entendimento dinâmico pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já́ que enfoca a personalidade de maneira global. Através do exame, procura-se entender a problemática de um sujeito, com uma dimensão mais profunda, na perspectiva histórica do desenvolvimento, investigando fatores psicodinâmicos, identificando conflitos.
3. O exame do estado mental do paciente é um tipo de recurso diagnóstico que envolve a exploração da presença de sinais e sintomas, eventualmente utilizando provas muito simples, não padronizadas, para uma estimativa sumária de algumas funções, como atenção e memória.
4. O diagnóstico diferencial investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Em relação aos fundamentos teórico-epistemológicos da Gestalt-terapia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Possui uma base filosófica fundamentada no Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia, os quais garantem uma visão de ser humano comprometida com o crescimento pessoal e a valorização do indivíduo.
( ) É um método terapêutico que tem fundamento fenomenológico, sendo que seu objetivo e metodologia confluem para a awareness.
( ) Considera o contato entre indivíduos como um fenômeno essencial e relacional, sendo o contato entendido como um fenômeno espontâneo e ocasional, sem intencionalidade no processo terapêutico.
( ) O contato é considerado como a forma pela qual a vida acontece e se expressa. É pelo contato com o outro que o ser humano se percebe como existente e como estando presente nas relações intra e interpessoais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Possui uma base filosófica fundamentada no Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia, os quais garantem uma visão de ser humano comprometida com o crescimento pessoal e a valorização do indivíduo.
( ) É um método terapêutico que tem fundamento fenomenológico, sendo que seu objetivo e metodologia confluem para a awareness.
( ) Considera o contato entre indivíduos como um fenômeno essencial e relacional, sendo o contato entendido como um fenômeno espontâneo e ocasional, sem intencionalidade no processo terapêutico.
( ) O contato é considerado como a forma pela qual a vida acontece e se expressa. É pelo contato com o outro que o ser humano se percebe como existente e como estando presente nas relações intra e interpessoais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: