limpar filtros
Questões por página:
Consideram-se evidências todas as informações colhidas durante a realização de uma auditoria. Para atender aos objetivos da atividade de auditoria, o auditor deverá realizar, na extensão julgada necessária, os testes ou as provas adequadas, com vistas à obtenção de evidências qualitativamente aceitáveis que fundamentem, de forma objetiva, suas recomendações e conclusões. Para tanto, de acordo com o Manual de Normas de Auditoria do Ministério da Saúde (1998), são utilizados os seguintes tipos de evidências:
Sendo uma atividade programada, todas as auditorias deverão ser organizadas com datas marcadas para a sua realização, mediante a Programação Anual de Atividades de Auditoria (P.A.A.A.), mesmo as eventuais (solicitações, apuração de denúncia). Dessa forma, de acordo com o Manual de Normas de Auditoria do Ministério da Saúde (1998), as fases de uma auditoria, na ordem de execução, são:
A auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) é estabelecida por meio do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), instituída pela Lei nº 8.689, de 27 de julho de 1993, e regulamentada pelo Decreto nº 1.651, de 28 de setembro de 1995. Dentre seus principais objetivos, está o de avaliar a estrutura, os processos aplicados e os resultados alcançados pelas ações e pelos serviços desenvolvidos no âmbito do SUS, aferindo sua adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade. O SNA fornece elementos importantes para a gestão das políticas públicas de saúde, evidenciados por meio dos resultados de suas atividades de auditoria, demonstrando aspectos relevantes quanto à:
Em atendimento a um paciente com um quadro clínico de intoxicação medicamentosa por opioide, observam-se os seguintes sintomas:
Em uma consulta de uma criança com febre e rash cutâneo, o médico observou o seguinte sinal:



Imagem associada para resolução da questão

Fonte: UpToDate,2023


Nesse caso, como diagnóstico, o médico deve suspeitar de: