limpar filtros
Questões por página:
O professor Anderson propôs uma abordagem para integrar a realidade local com o aprendizado do ciclo do mosquito Lutzomyia longipalpis, causador da leishmaniose visceral. Os alunos foram orientados a pesquisar individualmente sobre a biologia do mosquito e a propor ações para prevenção do seu desenvolvimento nas adjacências de suas casas.

Na situação acima, o professor fez uso de um recurso das metodologias ativas conhecido como:
Leia o trecho a seguir.

“O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.”
Fonte: O ecossistema manguezal. Gerenciamento Costeiro de Pernanbuco – GERCO/PE.Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/


O manguezal é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental, pois:
Leia o trecho a seguir.

“A Athene cunicularia é conhecida popularmente como Coruja Buraqueira, e se destaca pela proximidade com o homem e adaptação ao meio urbano. [...] é uma espécie generalista, que consome presas em função de sua disponibilidade, característica esta que pode facilitar sua sobrevivência em cidades, onde normalmente há menor variedade de recursos alimentares. Alimenta-se de pequenos animais, principalmente roedores, morcegos, répteis, anfíbios, insetos e pequenas aves. No Brasil, grande parte de sua dieta é constituída de invertebrados, principalmente de insetos.”

Fonte: Santos, Divaney Mamédio dos, et al. "Caracterização alimentar da Athene cunicularia (Strigiformes: Strigidae)(Coruja Buraqueira)." Ciência Animal Brasileira 18 (2017). Disponível em: https://www.scielo.br/


De acordo com o texto, a natureza da predação da coruja buraqueira é:
Condroplastos e condrócitos são células do tecido conjuntivo:
Nos humanos, o processo de formação dos espermatozoides é denominado espermatogênese e ocorre nos: