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Se uma criança apresenta um transtorno complexo, de grau leve a severo, do desenvolvimento, com atraso e comportamentos alterados nas áreas de interação social e linguagem, incluindo uma gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais de etiologias múltiplas, e ainda apresenta déficit na interação social e inabilidade em relacionar-se com outras crianças, o diagnóstico mais provável para essa criança é de:
O desenvolvimento motor da criança é decisivo na elaboração progressiva das estruturas que, aos poucos, dão origem às formas superiores de raciocínio. Assim, em cada fase do desenvolvimento, ela consegue uma determinada organização mental que lhe permite lidar com o ambiente. Dessa forma, em crianças com 6 meses de idade, o desenvolvimento motor normal é:
No sistema nervoso central, as estruturas que participam da fonoarticulação na percepção da fala são as seguintes:
A capacidade linguístico-cognitiva para discriminar os sons da fala, reconhecê-los e assinar-lhes um valor contrastivo dentro de um código fonológico utilizado, permitindo, ainda, recuperar, selecionar e sistematizar diferentes traços distintos ou não para criar sequências sonoras, é a capacidade:
Segundo Capellini (2005), o diagnóstico fonoaudiológico dos problemas de aprendizagem de leitura e escrita deve ser realizado tendo como base a análise da linguagem nos níveis: