limpar filtros
Questões por página:
A música a seguir se fez presente nas manifestações da campanha das diretas já na primeira metade da década de 1980. A esperança enunciada é a de que, naquele momento, a ditadura militar estaria chegando ao fim no Brasil. Além de falar sobre esperança, nas entrelinhas, a música menciona um acontecimento marcante do período da ditadura militar brasileira.

Quero falar de uma coisa Adivinha onde ela anda Deve estar dentro do peito Ou caminha pelo ar Pode estar aqui do lado Bem mais perto que pensamos A folha da juventude É o nome certo desse amor.

Já podaram seus momentos Desviaram seu destino Seu sorriso de menino Quantas vezes se escondeu Mas renova-se a esperança Nova aurora a cada dia E há que se cuidar do broto Pra que a vida nos dê flor e fruto.
Coração de estudante Há que se cuidar da vida Há que se cuidar do mundo Tomar conta da amizade.

Alegria e muito sonho Espalhados no caminho Verdes planta e sentimento Folhas, coração, juventude e fé.

(Coração de estudante, Milton Nascimento e Wagner Tiso)

Assinale a alternativa que demonstra a resposta CORRETA sobre o tema em destaque na canção de Milton Nascimento e Wagner Tiso.
A Charge abaixo refere-se à questão do voto na Primeira República, em que, após aprovada a Constituição Republicana, apenas 2% e 5% da população podiam exercer o direito de votar.


Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: <https://www.ufrgs.br/f>. Acesso em> 10/06/ 2023

Sobre as eleições na Primeira República, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O voto era direto e aberto, ou seja, não secreto. ( ) Era comum pessoas votarem usando título de outra pessoa, inclusive de quem morreu. ( ) Além das elites, podiam votar, soldados, religiosos e analfabetos. ( ) O voto aberto impedia as fraudes que se tornaram comuns com o uso de urnas eletrônicas. ( ) O número de eleitores chegava a 2% e 5% apenas, porque as mulheres não votavam e eram a maior parcela da população.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
“O café era o principal produto econômico que ligava o Brasil aos mercados mundiais entre 1840 e 1950. Os “barões do café”, como eram conhecidos os grandes plantadores, se constituíram em um grupo econômico e politicamente importante, tornando-se a base da oligarquia paulista, elite mais poderosa da Primeira República. Em 1900, o café representava 60% das exportações; a pauta agroexportadora brasileira da primeira metade do século XX era complementada pela borracha e pelo cacau” (NAPOLITANO,2016, p.33).

Considerando o tema a que se refere a citação acima, assinale a alternativa CORRETA.
“A Revolta do Contestado recebeu este nome por ocorrer em uma região disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina. O pivô dessa revolta popular, que encontrou expressão na linguagem religiosa e apocalíptica, tal como Canudos, foram as ações da Brazil Railway e da Southern Lumber do empresário estadunidense Percival Farquhar, que tomou à força as terras de posseiros pobres da região, acirrando as tensões sociais locais. Liderados por um “monge', José Maria, os camponeses se rebelaram durante 4 anos, provocando um conflito com um saldo de 20 mil mortos” (NAPOLITANO,2016, p.36).
Há um consenso de que a Escola dos Annales revolucionou o modo dos profissionais da História pensarem o conceito de tempo. Os chamados combates por uma Nova História buscaram romper com a perspectiva tradicional de produção do conhecimento histórico.
Analise as sentenças abaixo, tendo como parâmetro as mudanças na produção do conhecimento histórico ao longo do século XX.

I- Os combates por uma Nova História confirmara o lugar da História entre as ciências e a sua definição como a ciência que estuda o passado.
II- A produção do conhecimento histórico tem muito mais proximidade com os problemas elaborados pelos historiadores no presente.
III- O passado está morto e cabe aos historiadores ressuscitá-lo.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é: