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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.934/1996), especificamente nos artigos 12 (V),13 (IV) e 14 (I e II) trata, respectivamente de que:

I- Art.12 – Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
V– prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

II- Art.13 – Os docentes incumbir-se-ão de:
IV– estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

III- Art.14 – Os sistemas de ensino receberão as normas da gestão do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na adequação do projeto pedagógico da escola.
II – participação de dois membros da comunidade escolar em conselhos escolares ou equivalentes.

Considerando o conteúdo dos artigos apresentados, é CORRETO o que se afirma em:
“As tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola” (LIBÂNEO,1986, p.21).

Diante dessa afirmativa, analise as proposições quanto à Pedagogia Liberal:

I- O termo liberal tem o sentido de “avançado”, “democrático” e “aberto”.
II- A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
III- A Pedagogia Liberal é uma manifestação própria da sociedade de classes.

Sobre a Pedagogia Liberal, é CORRETO o que se afirma em:
“As novas DCNs definem os princípios da formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica e sinalizam para maior organicidade nos projetos formativos, necessidade de maior articulação entre as instituições de educação superior e de educação básica” (DOURADO,2015 p.306).

Diante dessa afirmativa, analise as proposições quanto ao que é recomendado para a formação inicial e continuada:

I- A inserção dos estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica da rede pública de ensino, espaço privilegiado da práxis docente.
II- Questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
III- A manutenção do contexto educacional nacional, sem envolver regionalidades, nas práticas escolares.

No tocante à formação inicial e continuada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs,2015), é CORRETO o que se afirma em:
“Deve-se estar atento ao fato de que, ao responder às questões, os educandos estarão, mais uma vez, praticando exercícios sobre o conteúdo, o que implica o refinamento do conhecimento ou da habilidade que estiver em pauta” (LUCKESI,2011, p.364).

Considerando o texto, analise as proposições sobre a elaboração de questões para a avaliação da aprendizagem:

I- Deve apresentar níveis diferenciados de dificuldade dentro de um mesmo conteúdo, de tal forma que o estudante possa revelar que aprendeu desde os componentes mais simples até o mais complexo desse conteúdo.
II- Deve servir-se de perspectivas metodológicas distintas ao adotado no ensino dos conteúdos.
III- Deve cobrir todos os conteúdos essenciais trabalhados no ensino.

Sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, é CORRETO o que se afirma em:
Segundo o Dicionário “Novo Aurélio da Língua Portuguesa, Século XXI” (1999, p.985): gestão origina-se da palavra latina gestione e se refere ao ato de gerir, gerenciar, administrar; a palavra democracia tem sua origem na palavra grega demokratia e significa governo do povo, soberania popular, ou seja, regime político baseado nos princípios da soberania popular da distribuição equitativa do poder e da independência dos três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Esse tipo de regime de governo se caracteriza pela liberdade do ato eleitoral, isto é, pela vontade livre do ato eleitoral, pela divisão e pelo controle dos poderes de tomada de decisão e de execução.

Considerando a definição apresentada, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- “Os processos de gestão educacional e escolar são fortemente induzidos pela lógica decorrente do financiamento adotado, resultante da caracterização do Estado e da articulação entre as esferas pública e privada”
PORQUE

II-
“O embate entre o público e o privado, no campo educacional, revela a persistência de forças patrimoniais na educação, favorecendo, dessa forma, várias modalidades de privatização do público”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: