limpar filtros
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir sobre a relação professor/aluno/conhecimento e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A relação entre professor, aluno e conhecimento deve ser vista como uma via de mão única, na qual o professor transmite o saber e o aluno apenas o absorve.

( ) O diálogo entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento, permitindo trocas que enriquecem o processo de aprendizagem.

( ) O aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, com o professor atuando como mediador e facilitador do acesso ao conhecimento.

( ) A relação professor/aluno/conhecimento deve promover a autonomia do estudante, incentivando-o a construir o seu próprio entendimento crítico dos conteúdos.

( ) O conhecimento é um produto estático que o professor entrega ao aluno sem necessidade de adaptação ou reflexão sobre o contexto em que ele será aplicado.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

I- Os PCN sugerem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, conectando o conteúdo escolar com a realidade dos estudantes.

II- O uso de métodos tradicionais de ensino, como a exposição oral sem a interação com os alunos, é fortemente recomendado pelos PCN como principal estratégia de ensino.

III- A interdisciplinaridade é uma orientação importante nos PCN, incentivando a integração de diferentes áreas do conhecimento.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
O planejamento participativo na educação é um método que se afasta das decisões centralizadas e autoritárias, promovendo um trabalho mais coletivo e colaborativo. Sobre o planejamento participativo na educação, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito das tendências pedagógicas na prática escolar, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A tendência pedagógica tradicional caracteriza-se por um ensino centrado no professor, em que o aluno é considerado um receptor passivo de informações.

( ) O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve promover uma educação voltada para a transformação social, incentivando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade em que vivem.

( ) O conteúdo que deve ser ensinado, na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, é considerado neutro, desconsiderando as experiências de vida dos alunos e das suas realidades sociais.

( ) A pedagogia histórico-crítica reforça uma visão utilitarista da educação, em que o conhecimento é medido apenas pela sua aplicabilidade imediata e pela sua contribuição para a produtividade econômica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir sobre o conceito de Didática, de acordo com Libâneo (1994).

I- Didática é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem, investigando as suas interações com os objetivos e as práticas educacionais.

II- Didática é o conjunto de métodos, técnicas e estratégias utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

III- Didática é o conjunto de técnicas aplicadas para assegurar a disciplina e a ordem em sala de aula, facilitando o controle e a transmissão do conteúdo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)