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A educação inclusiva, direito garantido pela legislação brasileira, compreende um conjunto de processos político-pedagógicos que assegura o direito de todos à aprendizagem, com o comprometimento das comunidades escolares. A respeito da educação inclusiva, julgue o próximo item.


Caso a escola, pública ou privada, não tenha as mínimas condições para atender a estudante com deficiência em suas especificidades, ela pode recusar sua matrícula e encaminhá-lo para outra instituição.


No que se refere à função social da escola, julgue o item a seguir, considerando, no que couber, as teorias sociológicas pertinentes.


A escola, em seus moldes tradicionais, é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidades às desigualdades sociais e sanciona a herança cultural.

No que se refere à função social da escola, julgue o item a seguir, considerando, no que couber, as teorias sociológicas pertinentes.


A avaliação escolar na qual se busca mensurar o rendimento do aluno por meio do seu desempenho, baseando-se em critérios de domínios de competências e habilidades que se referem apenas ao saber escolarizado, reforça as desigualdades sociais.

No que se refere à função social da escola, julgue o item a seguir, considerando, no que couber, as teorias sociológicas pertinentes.


Capital cultural é um saber que circula nas casas e nos grupos sociais pertencentes às elites econômicas e que, portanto, é mais possível de ser herdado pelos jovens filhos dessa classe, de modo que os educandos provenientes de famílias desprovidas de capital cultural apresentam uma relação com as obras veiculadas pela escola que tende a ser laboriosa e tensa.

No que se refere à função social da escola, julgue o item a seguir, considerando, no que couber, as teorias sociológicas pertinentes.


A escola, quando funciona como instituição de reprodução e manutenção de classes, é vista como o único meio pelo qual a criança tem acesso à aprendizagem e aos saberes considerados válidos pelo sistema vigente.