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Em relação ao ensino de geografia escolar na contemporaneidade e suas várias abordagens teórico-metodológicas, julgue o item a seguir.


Os conteúdos da geografia escolar devem ser pautados pela descrição, pela enumeração e pela identificação, entendidas como soluções pragmáticas para efetivar a aprendizagem significativa, fornecendo-se ao discente conceitos prontos que ele possa aplicar à sua realidade.

Em relação ao ensino de geografia escolar na contemporaneidade e suas várias abordagens teórico-metodológicas, julgue o item a seguir.


É possível a utilização de diversas linguagens alternativas para o ensino de geografia — como músicas, poesias, charges, mapas mentais, jogos digitais, entre outros —, e essas linguagens, além de serem motivadoras, devem integrar o planejamento didático do curso e ter o claro objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual do estudante.

Em relação ao ensino de geografia escolar na contemporaneidade e suas várias abordagens teórico-metodológicas, julgue o item a seguir.


No ensino de geografia, deve-se considerar o conhecimento descritivo, isto é, aquele elaborado pelo autor do livro didático, de modo que, além de fatos, objetos e acontecimentos, se ensinem os processos que levam à construção do espaço-tempo e que constam do material didático.

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte.


Um dos fenômenos mais evidentes da alteração climática causada por atividades antrópicas é a ilha de calor urbana, que é caracterizada pelo aumento da temperatura em áreas urbanas e cujo nome decorre da semelhança entre o padrão de isotermas formado pelo fenômeno e as curvas de nível de uma ilha.

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte.


Globalmente, o desmatamento e as práticas agrícolas insustentáveis têm sido os principais responsáveis pela intensificação das mudanças climáticas, seguidos pela queima de combustíveis fósseis.