limpar filtros
Questões por página:

No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.


De acordo com a teoria de Vigotski, a aprendizagem e o desenvolvimento humano estão vinculados à mediação entre o indivíduo e o meio social, de modo que o desenvolvimento da criança não é influenciado por fatores biológicos ou genéticos, mas culturais.

No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.


Influenciou fortemente a concepção construtivista da educação física escolar a ideia de Piaget segundo a qual o processo de assimilação e acomodação desempenha papel central na adaptação da criança às novas experiências, possibilitando a construção de esquemas mentais mais complexos.

No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.


A psicomotricidade foi uma das primeiras concepções a criticar o modelo esportivista no Brasil, valorizando o processo de aprendizagem e não mais a execução de um gesto técnico isolado.

No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.


A psicomotricidade é uma concepção teórica que se baseia exclusivamente no desenvolvimento físico, relacionado ao desempenho motor das crianças.

No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.


As atividades psicomotoras propostas no contexto da educação física escolar devem promover as percepções espacial, temporal e corporal do estudante, visando ao aprimoramento das habilidades motoras de forma global e proporcionando, portanto, um desenvolvimento integrado de aspectos motores, cognitivos e afetivos.