limpar filtros
Questões por página:
Em registro formal da Língua Portuguesa, faz-se necessária a adequada utilização dos pronomes. No caso dos pronomes demonstrativos, usá-los corretamente torna a comunicação clara, já que a função deles é indicar a posição de algo ou de alguém em relação às pessoas do discurso, podendo indicar proximidade ou distância no espaço, no tempo ou no contexto, como se pode observar no texto.

Q10.png (428×420)
Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/educalab/esse-este-ou-aquele-confira-o-uso-dos-pronomes-demonstrativos-1.2989166.Acesso em: 19 nov.2024.

Assinale a alternativa em que o uso do pronome demonstrativo é análogo ao uso do “esse” no texto acima e encontra-se corretamente utilizado.
O outro sujeito inútil ( I ) que nos apareceu era muito diferente. Gordo, bem vestido, perfumado e falador, tão falador ( II ) que ficávamos enjoados com as lorotas dele. Não podíamos ser amigos. Em primeiro lugar o homem era bacharel, o que nos distanciava. Pimentel, forte na palavra escrita, anulava-se diante de Julião Tavares. Moisés, apesar de falar cinco línguas, emudecia. Eu, que viajei muito e sei que há doutores quartos, metia também a viola no saco. Além disso Julião Tavares tinha educação diferente da nossa. Vestia casaca, frequentava os bailes da Associação Comercial e era amável em demasia. Amabilidade toda na casca. [...]
RAMOS, Graciliano. Angústia. 59 ed. São Paulo: Record,2004.

No fragmento textual, há duas orações em destaque que apresentam sentido de:

Q8.png (447×265)

Disponível em: https://blog.damasio.com.br/a-primeira-licao-de-crase. Acesso em: 30 out.2024.



Considerando-se as ocorrências de alguns fatos linguísticos presentes na placa, dadas as afirmativas,


I. Em razão de o termo “à jato” ser uma locução adverbial, embora grafado no masculino, ele admite o acento indicador de crase.


II. Os pressupostos teóricos relacionados à ortografia apresentam substantivos derivados dos verbos deprimir, oprimir, suceder, omitir. E essa norma ortográfica também justifica o fato de os substantivos “conversação” e “tradução”, presentes na placa, serem grafados com “ç”, porque são deverbais.


III. Na linguagem apresentada na placa, detecta-se possível desvio quanto à ocorrência do sinal indicador de crase, já que não se usa crase diante de palavras masculinas.


verifica-se que está/ão correta/s apenas


O domínio da modalidade formal escrita da Língua Portuguesa é uma habilidade requerida em diversas instâncias sociais; dentre elas, pode-se citar o âmbito do serviço público para a elaboração de documentos oficiais como atas, ofícios, memorandos e outros. Tomando-se por base essa informação, assinale a alternativa em que não há violação da modalidade formal escrita da língua.
Considere a tirinha sobre o uso do acento grave, que tem a função de indicar a ocorrência da crase na Língua Portuguesa na modalidade escrita.

Q6.png (418×397)

Disponível em: https://www.maisbolsas.com.br/enem/lingua-portuguesa/crase.Acesso em: 19 nov.2024. (Adaptado).

Assinale a alternativa cujo uso da crase se justifique pelo mesmo motivo que se usou na tirinha de Alexandre Beck.