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A respeito de governança e gestão de TI, julgue o próximo item.


A avaliação das capacidades atuais de TI e a identificação de lacunas em relação aos objetivos estratégicos é uma prática fundamental no planejamento estratégico de TI, permitindo que a organização desenvolva um plano de ação para atingir suas metas.

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No planejamento estratégico de TI, é dispensável alinhar a estratégia de TI com a estratégia de negócios da organização, uma vez que a TI deve operar de forma independente e autônoma.

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No ITIL v4, a responsabilidade por manter um sistema de gerenciamento de configuração (configuration management system) é exclusiva do gerente de mudanças.

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No ITIL v4, o gerente de problemas é responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os problemas que impactam o serviço, com o objetivo de prevenir a ocorrência de incidentes e minimizar o impacto dos incidentes inevitáveis.

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Na governança de dados, a definição de responsabilidades e papéis para o gerenciamento de dados não é essencial, desde que existam ferramentas tecnológicas eficientes para realizar a gestão dos dados de forma automatizada.