Questões da prova:
FGV - 2025 - SEED-PR - Suporte Pedagógico
limpar filtros
65 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 13
Questões por página:
Questões por página:
Para a maioria dos profissionais que atua em nossas escolas hoje, é difícil entender a possibilidade de se fazer inclusão total. Essa resistência é aceitável e compreensível diante do modelo pedagógico-organizacional conservador que vigora na maioria das escolas. Ninguém se arrisca a acolher a ideia de ministrar um ensino inclusivo em uma sala de aula de cadeiras enfileiradas, livro didático aberto na mesma página, uma só tarefa na lousa, e uma só resposta válida e esperada nas provas.
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
O trecho supracitado aponta para a
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
O trecho supracitado aponta para a
Há casos, de acordo com o artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.8.069/ 1990), em que o Conselho Tutelar precisa ser comunicado pelos estabelecimentos de ensino fundamental.
Assinale a opção que expressa corretamente um desses casos.
Assinale a opção que expressa corretamente um desses casos.
Quando se trata da prática pedagógica, há uma pluralidade de métodos de ensino possíveis. Aquele que se vale da exposição verbal, demonstração, ilustração e exemplificação, denomina-se
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.8.069/ 1990) em seu capítulo IV trata a respeito do direito à cultura, à educação, ao esporte e ao lazer.
Acerca desses direitos, avalie as afirmativas a seguir.
I. É assegurado o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
II. Fica garantido o direito à organização e participação em entidades estudantis.
III. É previsto o acesso à escola pública ou privada próxima de sua residência.
Está correto o que se afirma em
Acerca desses direitos, avalie as afirmativas a seguir.
I. É assegurado o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
II. Fica garantido o direito à organização e participação em entidades estudantis.
III. É previsto o acesso à escola pública ou privada próxima de sua residência.
Está correto o que se afirma em
Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período.
O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.
Uma característica educacional do período é
BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p.103.
O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.
Uma característica educacional do período é