Questões da prova:
FGV - 2025 - SEED-PR - Professor - Educação Especial
limpar filtros
65 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 13
Questões por página:
Questões por página:
O filósofo norte americano John Dewey (1859 – 1952) foi um dos grandes inspiradores do movimento cultural brasileiro no campo da educação denominado Escola Nova.
Acerca do projeto pedagógico de Dewey, assinale a opção que compatível com seus princípios.
Acerca do projeto pedagógico de Dewey, assinale a opção que compatível com seus princípios.
A noção de interdisciplinaridade consiste em um importante conceito para a solução de contradições históricas da prática educacional. A respeito dessa noção, avalie as afirmações a seguir.
I. Constitui-se como importante estratégia de combate ao processo de especialização e compartimentalização dos saberes.
II. A interdisciplinaridade consiste na articulação de conhecimentos de diferentes campos, fomentando um trânsito integrador entre os mesmos.
III. Surge como tentativa de solucionar problemas híbridos, para os quais o movimento histórico de especialização dos saberes mostrava-se ineficaz.
Está correto o que se afirma em
I. Constitui-se como importante estratégia de combate ao processo de especialização e compartimentalização dos saberes.
II. A interdisciplinaridade consiste na articulação de conhecimentos de diferentes campos, fomentando um trânsito integrador entre os mesmos.
III. Surge como tentativa de solucionar problemas híbridos, para os quais o movimento histórico de especialização dos saberes mostrava-se ineficaz.
Está correto o que se afirma em
A formação do aluno jamais acontecerá pela assimilação de discursos, mas sim por um processo microssocial em que ele é levado a assumir posturas de liberdade, respeito, responsabilidade, ao mesmo tempo em que percebe essas mesmas práticas nos demais membros que participam deste microcosmo com que se relaciona no cotidiano. Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, assim, em parte do processo de formação do aluno, não pelo discurso que o professor possa fazer, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir.
ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.20.
O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.20.
O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
Um dos princípios orientadores da organização da educação nos estabelecimentos de ensino brasileiros é o da gestão democrática.
Assinale a opção que não está em conformidade com esse princípio.
Assinale a opção que não está em conformidade com esse princípio.
Sobre a etapa do ensino fundamental no contexto da Educação Básica, é correto afirmar que.