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FGV - 2025 - SEED-PR - Professor - Artes
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A artista visual Mônica Ventura incorpora a pesquisa de filosofias e processos construtivos pré-coloniais afroameríndias à sua prática artística. Os elementos de sua ancestralidade afro-indígena se destacam na obra O Sorriso de Acotirene (2018), por meio da qual Ventura reconta a história de Acotirene, mulher vinculada ao Quilombo dos Palmares que lutou contra a escravidão.
Detalhe de O sorriso de Acotirene (2018) - Cabaças, sisal, miçangas, palha e materiais diversos,240 x 200 cm. In: https://projetoafro.com/artista/monicaventura/
A respeito da obra O sorriso de Acotirene analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A artista utiliza cabaças, miçangas e sisal, todos elementos da cultura material da sociedade quilombola, para recontar a história de Acotirene, e, assim, amplifica o significado que essa figura histórica evoca.
( ) A artista dialoga com a tradição cultural afro-ameríndia e explora o universo feminino, sobretudo o de mulheres negras, seja pelo tema da obra, como pelo uso da cabaça que, simbolicamente remete à ancestralidade e à fertilidade.
( ) A artista propõe uma reflexão sobre raça e desigualdade, uma vez que se utiliza de materiais pobres, como o sisal e as cabaças, para fazer arte e demonstrar o potencial poético dos despossuídos.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

A respeito da obra O sorriso de Acotirene analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A artista utiliza cabaças, miçangas e sisal, todos elementos da cultura material da sociedade quilombola, para recontar a história de Acotirene, e, assim, amplifica o significado que essa figura histórica evoca.
( ) A artista dialoga com a tradição cultural afro-ameríndia e explora o universo feminino, sobretudo o de mulheres negras, seja pelo tema da obra, como pelo uso da cabaça que, simbolicamente remete à ancestralidade e à fertilidade.
( ) A artista propõe uma reflexão sobre raça e desigualdade, uma vez que se utiliza de materiais pobres, como o sisal e as cabaças, para fazer arte e demonstrar o potencial poético dos despossuídos.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
O docente de artes apresenta a seus alunos imagens de pinturas faciais de três tribos distintas (Karajá, Yanomami e Kayapó) e solicita que os alunos observem o uso dos elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo”.
Fonte: https://pib.socioambiental.org/
Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.
Está correto o que se afirma em:

Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.
Está correto o que se afirma em:
A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.
Observe a imagem e leia o trecho a seguir.
Bené Fonteneles. Ágora: OcaTaperaTerreiro,2016.
O termo para designar a obra de Bené Fonteneles é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960 e indica uma modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento é dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre suas aberturas, ou simplesmente caminhar pelas trilhas que ela constrói por meio da disposição das peças, cores e objetos.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termos/80018
Com base no trecho e na imagem, assinale a opção que indica corretamente a modalidade de produção artística exemplificada pela obra de Bené Fonteneles.

O termo para designar a obra de Bené Fonteneles é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960 e indica uma modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento é dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre suas aberturas, ou simplesmente caminhar pelas trilhas que ela constrói por meio da disposição das peças, cores e objetos.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termos/80018
Com base no trecho e na imagem, assinale a opção que indica corretamente a modalidade de produção artística exemplificada pela obra de Bené Fonteneles.