limpar filtros
Questões por página:

Sobre a sondagem vesical de demora (SVD) responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:


( ) A higiene íntima, realizada após o cateterismo vesical, reduz a colonização local, tornando o meio mais seguro para a introdução do cateter. A utilização de água morna e sabão promove a remoção mecânica eficiente de secreções e microrganismos;

( ) Para evitar a contaminação do lubrificante, desinfetar o lacre antes de perfurar com agulha estéril - o lubrificante visa facilitar a introdução do cateter na uretra masculina ou feminina, reduzindo o atrito e traumatismo de mucosa. Faz-se necessário dispor um espaço livre junto ao períneo, para colocar o campo, com todo o material esterilizado, entre as pernas do paciente;

( ) Basicamente, os aspectos técnicos do cateterismo vesical compreendem: posicionamento do paciente, abertura do pacote de cateterismo e de todo o material necessário sobre o campo esterilizado (sonda vesical, sistema de drenagem fechado, seringa e água destilada, lubrificante, antisséptico na cuba redonda) e a colocação da sonda propriamente dita.

Sobre as intervenções de enfermagem frente a um paciente em dieta enteral com risco para pneumonia aspirativa é incorreto afirmar:
Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo é uma medida de sigilo profissional descrita no CEPE como:
Das relações com as organizações de categoria, são responsabilidades e deveres profissionais descritos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE):
O vírus do Herpes Simples é comumente associado a lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral (herpes orolabial) e da genitália (herpes anogenital). Determina quadros variáveis benignos ou graves. Há dois tipos de vírus, o tipo 1, responsável por infecções: