limpar filtros
Questões por página:
O assim chamado mercantilismo era uma política econômica que poderia ser definida pela:
O chamado Tratado Anglo-Irlandês, assinado em 1921, reconhecia o chamado Estado Livre Irlandês, composto por 26 dos 32 condados que compõem a Irlanda. Seu surgimento, contudo, esteve atrelado a um grande evento mundial, responsável por fomentar as discussões sobre o surgimento desse estado. Assinale abaixo qual evento foi esse e a causa que originou tal Estado.
Abaixo apresentamos um excerto escrito pelo historiador Boris Fausto, leia com atenção:
‘A população da colônia viveu em sua grande maioria no campo. As cidades cresceram aos poucos e eram dependentes do meio rural, a própria capital da Colônia foi descrita por Frei Vicente de Salvador, no século XVI, como ‘cidade esquisita, de casas sem moradores, pois os proprietários passavam mais tempo em suas roças rurais, só acudindo no tempo das festas’. Um padre jesuíta refere-se à pobreza da pequena São Paulo, no século XVII, como resultado da constante ausência de habitantes”.
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.
Com base em seus conhecimentos sobre a economia aurífera colonial brasileira, podemos afirmar que:
Nos anos 1980 e início dos anos 1990, as propostas curriculares e o ensino de História sofreram fortes influências dos debates historiográficos e pedagógicos e das mudanças paradigmáticas no âmbito da História. Os PCNs passaram a questionar os métodos e as concepções concebidos como tradicionais e afirmaram que os estudos no campo da produção do conhecimento histórico, nas últimas décadas, têm proporcionado novos olhares aos historiadores, professores e alunos. Esses estudos têm refletido criticamente sobre os agentes condutores da história, os povos e culturas sobre os quais os estudos históricos devem lançar seus olhares, as fontes utilizadas pelos historiadores, as noções de tempo histórico e as relações entre a História e outras disciplinas. Assim, os PCNs acabaram se aproximando de qual corrente historiográfica?