limpar filtros
Questões por página:
A criança como sujeito ativo e de direitos é tratada como:
I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce. II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam. III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida. IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana.
Pensar a educação de crianças pequenas exige compreender que:
No cenário brasileiro atual, o conceito de infância vem ganhando novos significados e sendo foco de pesquisas no país e, portanto, constituindo-se fundamento para o trabalho pedagógico com crianças menores de seis anos. A partir dessa assertiva, é possível inferir que:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL,2009) promulgam que:
A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos. B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações. C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando.
De acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância: