40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.
( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.
( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.
Considerando-se as diferentes abordagens e as metodologias de ensino na educação básica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Comportamentalista.
(2) Cognitivista.
(3) Sociocultural.
( ) A educação se dá de forma processual e em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração. O ser humano se constrói tomando consciência de sua historicidade.
( ) Ênfase em processos cognitivos, nas capacidades de integração de informações e processamento, separada dos problemas sociais contemporâneos, ainda que se perceba preocupação com relações sociais.
( ) É uma abordagem que tem uma clara orientação empirista, baseada na experiência. A escola tem papel de direcionar o comportamento humano às finalidades de caráter social.
( ) A função básica do professor consiste em criar condições ambientais favoráveis para realização de reforços positivos e negativos, possibilitando um aprendizado específico.
“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.” (BNCC, p.10).
Em relação ao papel do professor diante da competência 8 da BNCC, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Priorizar a homogeneidade da turma e desconsiderar as disparidades é essencial para o desenvolvimento e a coesão escolar.
( ) Administrar o espaço social das crianças, beneficiando-se de técnicas e ações que auxiliem na valorização/recuperação da autoestima dos alunos.
( ) Promover, por meio de atividades e exercícios, o autoconhecimento e a autoestima.