limpar filtros
Questões por página:
A prática da Psicofarmacologia Clínica exige habilidades do diagnosticador e psicoterapeuta, assinale a alternativa que apresenta quais seriam essas habilidades e práticas.
Segundo os especialistas Achenbach & Edelbrock (1978) e Del Prette & Del Prette (2013), as dificuldades comportamentais e emocionais que se associam a diferentes transtornos psicológicos e que podem se manifestar como dificuldades interpessoais na infância, são classificadas, na psicopatologia infantil, em dois grandes grupos:
Uma das maneiras de distinguir um problema de comprometimento, na avaliação do paciente psiquiátrico é por meio do Exame do Estado Mental (EEM) no momento da entrevista, embora os registros possam variar, devem conter em certas categorias de informações, seriam elas:
Com relação ao DSM-5, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), sobre o transtorno que caracteriza-se como um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros, de modo que suas motivações são interpretadas como malévolas, que surgem no início da vida adulta e está presente em vários contextos.

( ) Transtorno de Personalidade Esquizoide
( ) Transtorno de Personalidade Evitativa
( ) Transtorno de Personalidade Dependente
( ) Transtorno de Personalidade Paranoide

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Conforme o DSM-5 apresenta-se o seguinte critério diagnóstico:- a)-ruptura da identidade caracterizada pela presença de dois ou mais estados de personalidade distintos, descrita em algumas culturas como uma experiência de possessão. A ruptura na identidade envolve descontinuidade acentuada no senso de si mesmo e de domínio das próprias ações, acompanhada por alterações, relacionadas no afeto, no comportamento, na consciência, na memória, na percepção, na cognição e/ou no funcionamento sensório-motor. Esses sinais e sintomas podem ser observados por outros ou relatados pelo indivíduo. O critério diagnóstico descrito, faz parte do transtorno: