limpar filtros
Questões por página:
O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas (Ministério da Saúde, 2012). O pré-natal é um momento oportuno para a manutenção da saúde materna e da saúde da mulher, e para isso podem ser solicitados exames de rastreamento importantes. São exames a serem solicitados na primeira consulta (preconizada até a 12ª semana gestacional), exceto:
A mortalidade materna e uma grave violação dos direitos humanos das mulheres, por ser evitável em 92% dos casos e ocorre principalmente nos países em desenvolvimento. A OMS estimou que no ano de 2005 536.000 mulheres morreram em todo mundo por complicações no ciclo gravídico-puerperal, sendo que somente 1% destas viviam em países desenvolvidos. São consideradas causas de morte materna, exceto:
A histerectomia pode ser necessária imediatamente após o parto em alguns casos de complicações que podem ocorrer no pós-parto. Assinale a alternativa que não apresenta justificativa para a histerectomia:

São orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde para os enfermeiros que atuam na atenção ao pré-natal e ao puerpério:


1) no mínimo cinco consultas no pré-natal sendo preferencialmente uma no primeiro trimestre, duas no segundo e duas no terceiro, próximo a data provável do parto.


2) exames de glicemia de jejum, um na primeira consulta e outro próximo a 30º semana de gestação.


3) VDRL, um exame na primeira consulta e outro próximo a 30º semana de gestação.


4) exame sorológico para toxoplasmose (IgM) na primeira consulta.


5) uma avaliação do estado nutricional da gestante e monitoramento por meio do SISVAN.



Estão corretas:

A hemorragia pós parto precoce tem a atonia uterina como principal causa e ocorre secundária a várias causas, exceto: