limpar filtros
Questões por página:
Uma mulher de 37 anos apresenta crise de dor abdominal aguda, febre baixa, hipotensão, hiponatremia e hipercalemia, desencadeada por estresse cirúrgico. O exame físico constata alteração da coloração da pele, com hiperpigmentação especialmente em áreas expostas ao sol e em áreas de fricção e pressão. O diagnóstico mais provável é:
Delineamento epidemiológico que utiliza o eixo de experimentação observacional e apresenta como limitação a associação espúria quando se faz uma inferência causal para o indivíduo a partir da unidade de análise com dados agrupados (populacionais). O trecho refere-se a qual tipo de estudo?
Sobre os achados clínicos na ausculta e suas possíveis causas em pacientes com patologias cardiovasculares, assinale a alternativa correta.
A respeito de hipotireoidismo, analise as seguintes assertivas:

I. O tratamento de escolha é a reposição em monoterapia com levotiroxina (LT4) para o hipotireoidismo primário.
II. Deve ser dada atenção especial à população idosa, a qual pode apresentar manifestações atípicas dessa doença e ter uma apresentação inicial com quadro depressivo ou demencial.
III. A prescrição combinada e simultânea de LT4 e inibidores da bomba de prótons favorece a absorção via oral de LT4.

Quais estão corretas?
No campo da epidemiologia clínica, as medidas de avaliação de benefício/dano ou impacto de um tratamento ou medida preventiva dispõem de respectivas fórmulas para cálculos. Sobre essas fórmulas, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aumento absoluto de risco (AAR) = risco de intervenção + risco em controle. ( ) Aumento relativo de risco (ARR) = risco relativo + 1. ( ) Redução relativa do risco (RRR) = 1 – risco relativo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: