60 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TRT - 3ª Região (MG)
Disciplina:
Psiquiatria
Transtorno de personalidade caracterizado por encorajar (ou permitir) a outros tomarem a maioria das decisões, subordinação de suas próprias necessidades àquelas dos outros, relutância em fazer exigências ainda que razoáveis às demais pessoas, sentir-se sozinho ou desamparado quando sozinho, preocupações com medos de ser abandonado e capacidade limitada de tomada de decisões cotidianas. Essa descrição refere-se, segundo a CID10, ao transtorno de personalidade,
Concurso:
TRT - 3ª Região (MG)
Disciplina:
Psiquiatria
Considere as afirmações abaixo referentes ao uso de clozapina em paciente RPH, 25 anos, com diagnóstico de Esquizofrenia refratária.
I. Deve ser realizado hemograma semanal por 12 semanas iniciais e depois mensal por mais 6 meses, seguindo com controles trimestrais.
II. Deve ser introduzida com cautela em pacientes com contagem de células brancas entre 2.500 e 3.000/mm3.
III. Efeitos colaterais adversos incluem convulsão e trombocitopenia.
IV. Efeitos colaterais comuns incluem sialorreia e hipotensão postural.
V. Dose maior deve ser administrada pela manhã, pois não apresenta efeito de sedação.
É correto o que se afirma APENAS em
Concurso:
TRT - 3ª Região (MG)
Disciplina:
Psiquiatria
Paciente MHS, 52 anos, vive com sua irmã JPH de 48 anos na mesma casa. Os familiares solicitaram avaliação médica, pois há 2 anos as irmãs não saem de casa e muitas vezes recusam a receber visita dos outros familiares. Ambas apresentam sintomas de persecutoriedade e autorreferência, caracterizando um quadro delirante paranoide. A irmã mais nova tem diagnóstico de Esquizofrenia, sem seguimento. Ao serem internadas separadamente a mais velha melhora sem uso de medicação. O diagnóstico mais provável da paciente MHS é de:
Concurso:
TRT - 3ª Região (MG)
Disciplina:
Psiquiatria
Em relação à psicopatologia da memória, a
Concurso:
TRT - 3ª Região (MG)
Disciplina:
Psiquiatria
RSA, 45 anos, iniciou há 4 semanas uso de risperidona. Não fez uso de outras medicações no último mês. Há 2 dias, deu entrada no pronto-socorro apresentando hipertermia, distonia, alterações da consciência, disfunção autonômica, elevação significativa de fosfocreatinoquinase e leucocitose. Foram descartados focos infecciosos. O diagnóstico mais provável é: