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Um eletricista precisa realizar reparo em um equipamento elétrico desligado e desconfia de que o problema resida em um cabo condutor rompido internamente. Para ter certeza desse defeito, é necessário que ele faça um teste para comprovar se o problema realmente é esse.
Sabendo-se que o eletricista tem acesso aos dois terminais do condutor sob análise, a ferramenta recomendável para que o eletricista verifique o estado do condutor é

A medição da velocidade de rotação do eixo de uma máquina de indução foi realizada por um tacômetro em rotações por minuto (rpm).

Para converter essa grandeza para rad/s, deve-se multiplicar a velocidade em rpm por

A manutenção periódica das máquinas rotativas previne a interrupção de operação por defeito.

Considerando-se a manutenção de um motor monofásico, relacione os testes ao instrumento utilizado.

TESTE
I - Teste de continuidade dos enrolamentos
II - Teste de isolação entre o enrolamento e a carcaça do motor
III - Teste de intensidade de corrente

INSTRUMENTO

P - Megôhmetro
Q - Amperímetro
R - Voltímetro
S - Ohmímetro

Estão corretas as associações

A função lógica realizada pelo circuito da figura acima é

Considere o seguinte relatório sobre a manutenção de um motor de indução trifásico feito por um técnico em manutenção elétrica:

• Após 700 horas de operação desde o início do seu uso na fábrica, o motor parou de funcionar devido a um curto-circuito entre duas fases do enrolamento do estator.
• Reparo realizado em 20 horas.
• Após 500 horas de operação, foi verificado um aumento expressivo na corrente do enrolamento, mas o motor continuou funcionando.
• Após mais 100 horas de operação, a elevada corrente causou um curto-circuito nas bobinas do estator e o motor parou de funcionar.
• Reparo realizado em 10 horas.
• Após 400 horas de operação, o motor apresentou muito ruído nos rolamentos do rotor, mas continuou funcionando.
• Após mais 100 horas, o motor parou de funcionar em virtude de um travamento do rotor.

Com base nesse relatório, o MTBF (Mean Time Between Failures) do motor em questão pode ser estimado em