limpar filtros
Questões por página:

A Resolução COFEN-293/04 estabelece os parâmetros para dimensionar o quantitativo mínimo dos diferentes níveis de formação dos profissionais de Enfermagem para a cobertura assistencial nas instituiçccedil;ões de saúde. Considerando o disposto nessa resolução, analise as afirmativas que seguem:

I. Para efeito de cálculo, na assistência semi-intensiva devem ser consideradas 9,4 horas de enfermagem por cliente, nas 24 horas.

II. O quantitativo de profissionais deve ser acrescido de um índice de segurança técnica (IST) de 10% do total.

III. Na assistência intensiva, de 42 a 46% dos profissionais de enfermagem devem ser enfermeiros e os demais, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Assinale:

A Escala de Coma de Glasgow é um instrumento bastante utilizado para avaliar a resposta de um paciente a estímulos. Os escores vão de 3 (coma profundo) a 15 ( normal).

Ao avaliar um paciente vítima de acidente automobilístico e que está há três dias no CTI, a enfermeira, aplicando a escala de Coma de Glasgow, observa que ele apresenta abertura dos olhos quando estimulado, dá resposta verbal com palavras desconexas e aperta sua mão quando solicitado. Diante desse quadro, assinale a alternativa que indica a pontuação obtida e o respectivo nível de consciência desse paciente.
Um Acidente Vascular Cerebral-AVC pode causar uma grande variedade de déficits neurológicos, dependendo da localização da lesão, do tamanho da área de perfusão inadequada e da quantidade de fluxo sanguíneo colateral. A enfermagem deve estar atenta às manifestações decorrentes desses déficits para que possa prestar um cuidado adequado a esses pacientes. Relacione os déficits neurológicos decorrentes de um AVC, apresentados a seguir, com suas manifestações.

1. Ataxia
2. Disartria
3. Hemianopsia
4. Afasia receptiva

( ) Incapacidade de compreender palavras faladas
( ) Dificuldade em avaliar distâncias
( ) Dificuldade em formar palavras
( ) Marcha cambaleante e instável

Assinale a alternativa que mostra a relação correta de cima para baixo:
A realização imediata de reanimação cardiopulmonar - RCP em uma vítima de parada cardiorespiratória - PCR, ainda que apenas com compressões torácicas no pré-hospitalar, contribui para o aumento das taxas de sobrevivência.

Considerando o protocolo da American Heart Association (AHA) a respeito das condutas de ACLS, incluindo as mudanças realizadas em 2010, analise as afirmativas a seguir:

I. As novas diretrizes minimizam a importância de checar o pulso por profissionais de saúde treinados, considerando que pode ser uma detecção difícil mesmo para provedores experientes, principalmente quando a pressão arterial está muito baixa. Quando for executada, a checagem não pode levar mais que 10 segundos.

II. A sequência para atendimento recomendada para um socorrista é que ele inicie as compressões torácicas antes da ventilação de resgate. A antiga sequência A-B-C (Vias Aéreas -Boa ventilação - Compressão Torácica) passa a ser C-A-B.

III. Quando uma via aérea permeável for estabelecida, as compressões torácicas externas devem ser feitas ininterruptamente a uma frequência de 100 compressões por minuto e as ventilações, a uma frequência de 8 a 10 ventilações por minuto.

Assinale:
A Organização Mundial da Saúde ( OMS) juntamente com a UNICEF concordaram na elaboração de uma solução simples no tratamento da desidratação e do desequilíbrio eletrolítico associado à cólera e a outras doenças diarréicas. A Solução de Reidratação Oral – SRO - contém ( em milimoles por litro) 90 de sódio, 20 de potássio, 80 de cloreto, 10 de citrato e 111 de glicose, e deve ser administrada considerando o tipo de desidratação e o peso do paciente.

Com base nesses dados, analise as afirmativas a seguir.

I. Na desidratação leve o paciente exibe mucosas orais secas e sede aumentada. A meta para esse tipo de desidratação consiste em fornecer aproximadamente 50 mL de SRO por 1 kg de peso durante um intervalo de 4 horas.

II. Pacientes com desidratação moderada apresentam olhos encovados, perda de turgor cutâneo, sede aumentada e mucosas secas. Nesse caso é necessário fornecer aproximadamente 100 mL de SRO/kg durante 4 horas.

III. Os pacientes com desidratação grave apresentam sinais de choque e devem receber altas doses de SRO até a normalização dos estados hemodinâmico e mental.

Assinale: