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Reportagens assistidas por computador, monitoramento das redes sociais para proposição de pautas jornalísticas e uso de tecnologias digitais para produção e recepção de informação se tornaram presentes nas redações. Os profissionais de imprensa, a partir da concepção de trabalho multiplataforma e interconectado, passam a se dedicar também ao nicho dos dispositivos móveis. Daí conclui-se que:
Uma das revistas semanais ilustradas mais importantes na história do jornalismo brasileiro foi O Cruzeiro, dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, lançada em 1928. Dentre as razões que explicam seu declínio e a retirada da publicação de circulação estão:
O Secretário de Segurança Pública foi convidado a participar do telejornal local a fim de explicar o porquê do aumento de assaltos a pedestres registrados durante o mês de dezembro. Um problema de última hora impossibilitou a ida do Secretário aos estúdios para participar ao vivo, mas ele enviou um áudio de um minuto e trinta segundos via Whatsapp. Devido a problemas na captação, apenas trinta segundos de fala apresentavam condições técnicas para serem levados ao ar. A Direção da emissora considerou válido o depoimento e fez uso do material da seguinte forma, tendo em vista os critérios éticos na prática do telejornalismo:
“ Jornalismo é espaço público por onde são transferidas informações relevantes, com potencial para alterar a realidade, que se sucedem no tempo e no espaço, objeto de interesse da coletividade e abrangidos pelos seus critérios de cobertura. Essas informações têm de ser transmitidas com honestidade, fidelidade, precisão e responsabilidade. Devem ser mediadas por um processo ético, rigoroso, criterioso, isento, imparcial, sem preconceito e independente na sua apuração, organização, hierarquização, aferição e difusão dos acontecimentos. Também é necessário que estejam acompanhadas de contextualizações e análises confiáveis e sejam apresentadas com linguagem clara, precisa e objetiva, que permita elucidação e esclarecimento de seus significados, de suas causas e de seus efeitos na sociedade” (Manual de Jornalismo da EBC, 2013). A partir da leitura do parágrafo acima, é possível apreender alguns dos pressupostos do Jornalismo Público, com destaque para:
A editora-executiva de uma publicação voltada para celebridades selecionou trechos de falas de um músico, concedidas a outros veículos de comunicação, para compor uma entrevista na qual o leitor tinha a impressão de que era material exclusivo. Em nenhum momento as fontes de pesquisa foram citadas e somente após o veemente protesto do músico, de que não havia concedido entrevista para aquela jornalista, a publicação reconheceu publicamente a burla. O trabalho jornalístico é o de explicar o encadeamento de eventos que produziram o fato, num pacto social de credibilidade entre emissor e receptor. Daí, conclui-se que: