Questões da prova:
FGV - 2015 - TJ-BA - Analista Judiciário - Medicina
limpar filtros
70 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 14
Questões por página:
Questões por página:
Paciente branca, 28 anos, informa ter cálculos renais e que há cerca de 2 horas começara a apresentar uma daquelas crises intensas, com muita dor lombar e vômitos, sem reposta ao buscopan e cetoprofeno oral. Nega febre. Os exames físico, laboratorial e de imagem confirmaram o diagnóstico de cólica nefrética. Em relação aos cálculos renais, é correto afirmar que:
Mulher de 22 anos, branca, previamente hígida, chega à Emergência queixando-se de dor abdominal, com início há cerca de 12 horas, inicialmente epigástrica, que não cedeu com uso de dipirona, buscopan e omeprazol, e que há cerca de 2 horas migrou para FID, acompanhada de febre de 38.2°C. Ao examinar seu abdômen você confirma que o sinal de Rovsing encontra-se positivo, o que reforça sua hipótese diagnóstica de:
Usando apenas o exame físico, pode-se diferenciar um derrame pleural de um pneumotórax por meio do(a):
Portador de insuficiência renal crônica em tratamento dialítico foi procurar o médico muito ansioso porque percebera que o frêmito de sua fístula arterio venosa, que servia como acesso definitivo para a hemodiálise, desaparecera. Antes de examiná-lo, o médico já supôs que ocorrera na fístula um(a):
Senhora de 58 anos, magra, pálida, com dedos em forma de colher, unhas quebradiças e mucosa oral atrofiada é levada ao consultório médico pela filha que morava no exterior e não a via há 8 anos. Ficou extremamente preocupada com seu aspecto, principalmente ao perceber que a mãe apresentava grande dificuldade para deglutir. A paciente nega etilismo ou tabagismo. Viúva há 12 anos, aposentada há 10, mora só e sempre se alimentou mal, mas desde a partida de sua filha para o exterior perdeu completamente o interesse pela comida. A hipótese diagnóstica mais provável é Síndrome: