limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Essa questão refere-se à compreensão de leitura. Leia atentamente cada uma delas e assinale a alternativa que seja de acordo com o fragmento do texto. Baseie-se exclusivamente nas informações nele contidas.

A língua portuguesa é complexa e as regras com uma série de exceções não contemplam cada termo, por isso a leitura é uma importante ferramenta de aprendizagem. Seria injusto jogar a culpa no novo acordo ortográfco, uma vez que as palavras citadas não sofreram nenhuma alteração em função dele.

Conclui-se da leitura do fragmento que

mostrar texto associado

Essa questão refere-se à compreensão de leitura. Leia atentamente cada uma delas e assinale a alternativa que seja de acordo com o fragmento do texto. Baseie-se exclusivamente nas informações nele contidas.

É lamentável que atualmente alunos do curso médio e superior escrevendo “xampu” com sh e “quis” com z, infuenciados pelas palavras inglesas “shampoo” “quiz”, mesmo sendo o signifcado da segunda completamente diferente.

Pode-se inferir que

mostrar texto associado

Essa questão refere-se à compreensão de leitura. Leia atentamente cada uma delas e assinale a alternativa que seja de acordo com o fragmento do texto. Baseie-se exclusivamente nas informações nele contidas.

Dostoiévski, George Orwell, Hemingway, Tolstoi, Proust, Gabriel Garcia Márquez, entre vários também faziam parte das leituras juvenis. Ler bastante era considerado tão natural quanto dominar a tecnologia nos dias atuais. Foi dessa forma que os adolescentes aprenderam a interpretar textos, argumentar, expressando-se com clareza e no português padrão exigido.

Infere-se do fragmento do texto que

mostrar texto associado

Instruções:

A questão refere-se à compreensão de leitura dos fragmentos retirados do texto. Leia cada um deles. Para respondê-las, baseie-se exclusivamente nas informações neles contidas.

Fragmento II

Há algumas décadas, a maioria dos jovens na faixa dos 14 aos 17 anos, devorava os clássicos da literatura brasileira e até estrangeira, mesmo antes da tão propagada globalização. Havia uma intimidade entre leitores e autores como Machado de Assis, Raquel de Queiroz, Érico Veríssimo, Rubem Braga, Carlos Drumonnd de Andrade, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, Carlos Heitor Cony, Fernando Sabino, Clarice Lispector e Guimarães Rosa, entre tantos outros. As obras eram motivo de discussão entre os amigos, que até simulavam um julgamento para condenar ou inocentar Capitu, personagem da obra-prima Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Conclui-se do fragmento II que

Instruções:

A questão refere-se à compreensão de leitura dos fragmentos retirados do texto. Leia cada um deles. Para respondê-las, baseie-se exclusivamente nas informações neles contidas.
mostrar texto associado

Instruções:

A questão refere-se à compreensão de leitura dos fragmentos retirados do texto. Leia cada um deles. Para respondê-las, baseie-se exclusivamente nas informações neles contidas.

Fragmento I

Um expressivo número de adolescentes, incluindo os alunos de tradicionais colégios da rede particular, apresenta difculdade de compreensão de texto, o que é detectado pelas respostas vagas, inconsistentes, sem coerência, coesão e com graves erros de ortografa. Esses fatos se devem, na maioria das vezes, à falta de hábito aliado ao prazer da leitura.

De acordo com o fragmento I: