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O corte é uma peça gráfica de grande importância tanto para o desenvolvimento quanto para a representação da espacialidade de um projeto arquitetônico, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. O desenho abaixo é um corte da Fundação Iberê Camargo (1988-2008), em Porto Alegre, RS, de autoria do arquiteto Álvaro Siza.



Em relação à quantidade de informações que um corte pode fornecer, verifica-se que

Analise os esquemas de obra e as fotos do projeto do Estádio San Nicola (1987-90) em Bari, Itália, do arquiteto italiano Renzo Piano.



Considerando as características desta obra, é correto afirmar:

Considere abaixo duas edificações residenciais que se caracterizam pela clareza na organização da planta, deixando de maneira notável os diversos elementos que as compõem, como a estrutura e os fechamentos.



Analisando tais edifícios, constata-se que

Considere abaixo os cortes do edifício das Termas de Vals (1990-1996), Suíça, do arquiteto Peter Zumthor, e do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David.


Os dois desenhos exemplificam um aspecto da arquitetura contemporânea: preocupação com a ação do homem sobre o meio ambiente. Analisando os desenhos, é correto afirmar:

I. A materialidade pesada, explicitamente gravitacional, é patente nas duas obras.

II. A intensa conotação geológica, criando novas referências reconhecíveis, mostra o potencial desse tipo de implantação.

III. Edifícios com essa configuração têm altura limitada a três pavimentos por motivos estéticos.

IV. A condição corpórea desta arquitetura, revelada pela profundidade de seus vazios, necessita da luz natural como matéria essencial de projeto.

É correto o que consta em

A filial do Museu Rodin em Salvador é um conjunto arquitetônico que contou com a adequação do Palacete Comendador Catharino, edifício eclético construído em 1912, e a construção de um bloco novo. Tanto a intervenção no edifício tombado quanto o bloco novo integram um único projeto de autoria do escritório Brasil Arquitetura (2002-2006). Observe abaixo esse conjunto:



Analisando os princípios de projeto para conservação e restauro de monumentos e sua relação com a prática contemporânea da atividade, constata-se que