FGV - 2014 - TJ-SC - Odontólogo
limpar filtros
Questões por página:
A classificação das periodontites, como delineada pela Academia Americana de Periodontologia, passou por uma revisão significativa, em 1999. O conceito de “periodontite de início precoce” e todas as suas subdivisões foi reclassificado como:
A febre escarlate é uma infecção sistêmica causada por estreptococos β-hemolítico do grupo A. Os pacientes apresentam enantema da mucosa oral, que envolve amígdalas, faringe, palato mole e língua. Durante os dois primeiros dias da doença, o dorso da língua apresenta uma cobertura branca na qual apenas as papilas fungiformes podem ser visualizadas. Por volta do quarto ou quinto dia, ocorre a descamação da cobertura branca revelando uma superfície dorsal eritematosa com papilas fungiformes hiperplásicas, denominada:
O uso da ativação física por luz a fim de promover a polimerização dos compósitos odontológicos teve início nos anos 1970, com o uso da luz ultravioleta. A partir da década de 1990, chegaram ao mercado odontológico os aparelhos à base de LED (diodos emissores de luz), que apresentam como característica:
Para a remoção de molares permanentes da mandíbula ou, às vezes, para a colocação de um grampo com dique de borracha para o isolamento absoluto nesses dentes, deve-se realizar o bloqueio do nervo:
Os dentes podem apresentar alterações de cor por uma série de fatores. Elas podem ser localizadas ou generalizadas. As alterações presentes no íntimo da estrutura dental, provenientes de fatores pré e pós-eruptivos, decorrentes de traumatismos, infecções periapicais no antecessor, pigmentações pelo amálgama, tratamento endodôntico inadequado, e que representam a principal indicação para o clareamento dental são as manchas: