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Para a proteção contra desvanecimentos, de forma a permitir o alcance de níveis aceitáveis de disponibilidade, é correto, nos enlaces ponto-a-ponto da rede de distribuição descrita, o uso de rádios em configuração do tipo (n+1). Nesse caso, utilizam-se equipamentos de rádio com sistemas de comutação, que são constituídos, basicamente, de circuitos derivadores e detectores de qualidade de sinal e chaves de comutação. No caso da rede de transporte apresentada, o uso de chaves do tipo hitless é preferível ao uso de chaves convencionais, caso se deseje uma menor perda de sincronismo quando ocorre a transferência do sinal de um canal principal para o de proteção.
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Considere-se que, após ter sido instalado um dos enlaces ponto-a-ponto da rede de transporte descrita, tenha sido realizada, em função do tempo, em segundos, uma medição da razão entre a potência do sinal - - na entrada do sistema receptor e a sensibilidade desse receptor - S -, para determinada taxa de erro de frame, e tenha sido obtido o gráfico ilustrado a seguir.

Nessa situação, sabendo-se que esse enlace foi projetado para apresentar taxa de indisponibilidade por degradação da taxa de erro de frame de 0,01%, é correto afirmar que o referido enlace apresenta taxa de indisponibilidade incompatível com o especificado em projeto. É correto afirmar, ainda, que essa incompatibilidade deve-se a desvanecimento, que pode ser plano ou seletivo em freqüência. O uso de técnicas de diversidade espacial, temporal e em freqüência pode ser eficaz na resolução desse problema, mas pode acarretar a diminuição do tamanho do enlace e a necessidade da inserção de nova estação repetidora.

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Pela topologia apresentada, é correto inferir que, nessa rede de transporte, há estações repetidoras passivas do tipo back-to-back.
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Considerando-se a topologia da rede de transporte apresentada, é correto afirmar que, para essa rede, foi proposta a utilização de estações repetidoras, e, por isso, é razoável esperar que estações dessa rede utilizem tecnologia denominada drop-insert.
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Considere-se que, em um dos enlaces ponto-a-ponto da rede de transporte descrita, devam ser utilizados rádios que permitem a transmissão de canais de RF de largura de banda autorizada pela ANATEL igual a 29,65 MHz. Considere-se ainda que, dessa banda alocada, apenas a faixa de 25 MHz deva ser ocupada pelo sinal modulado. Nesse caso, em cada um desses canais de RF, é possível o uso de sinais modulados em 128 QAM/TCM para a transmissão à taxa de 155,52 Mbps, desde que o filtro de canal seja adequadamente ajustado, implementando-se por exemplo características de filtro do tipo cosseno-levantado.